Garibaldi recebe relatório do TCU sobre obras irregulares



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, recebeu na manhã desta terça-feira (7) o relatório da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em obras públicas que estão em curso no país. O documento, elaborado anualmente por determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), foi entregue a Garibaldi pelo presidente do tribunal, ministro Walton Alencar Rodrigues.

- O trabalho realizado pelo TCU e a apresentação desse relatório representam o aperfeiçoamento da fiscalização de obras públicas no país, contribuindo para reduzir os problemas de utilização irregular de recursos públicos - frisou Garibaldi, após receber o documento. O relatório será analisado pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

De acordo com informações disponibilizadas pelo site do TCU, o órgão auditou 153 empreendimentos públicos, envolvendo financiamentos da ordem de R$ 26,3 bilhões. Foram identificadas irregularidades graves em 48 obras, as quais poderão ter as verbas bloqueadas no Orçamento da União para 2009, caso não sejam corrigidos os problemas.

De acordo com o relatório, os órgãos com maior número de construções irregulares foram o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), com 20 obras, e o Ministério da Integração Nacional, com oito. Também os empreendimentos realizados pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) apresentam problemas: quatro das oito obras mantidas pelo órgão, auditadas pelo TCU, apresentaram irregularidades e receberam recomendação de paralisação.



07/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe do TCU relatório sobre obras irregulares

Renan recebe do TCU relatório de obras públicas irregulares

CMO aprova relatório sobre obras irregulares e tenta votar à tarde relatório final do Orçamento

Tebet elogia relatório do TCU sobre obras irregulares

Comissão de Orçamento examina relatório do TCU sobre obras irregulares

Relatório de comissão sobre obras irregulares deve ser entregue no próximo dia 11