Geovani Borges apoia emenda Ibsen e defende 'royalties' do petróleo divididos entre todos



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) manifestou nesta quarta-feira (24) apoio à proposta aprovada pela Câmara dos Deputados que altera a partilha dos royalties pagos pela exploração do petróleo no Brasil. Atualmente, a partilha beneficia os estados e municípios produtores, principalmente o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

De acordo com o parlamentar, a proposta aprovada na Câmara deixa 40% desses royalties com a União, 30% com os Estados e 30% com os municípios. A partilha será feita com base nas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O representante amapaense afirmou que todo o povo brasileiro é responsável pelo financiamento do trabalho e da pesquisa da Petrobras e todo o povo deve ser beneficiado com os benefícios trazidos com a descoberta de novos campos petrolíferos.

Geovani Borges afirmou ser "um redundante erro matemático e um estrondoso equívoco semântico" dizer que o Rio de Janeiro perderá com as novas regras de repasse. Para ele, ninguém pode perder algo que não tem.

- O Rio de Janeiro deixará de ganhar, mas para dividir com o resto do Brasil, que também pagou e paga pela Petrobras - afirmou o parlamentar, para quem o estado já foi beneficiado com "as milhares de indústrias que se instalaram na cidade maravilhosa", por conta da exploração de campos de petróleo.

O senador lembrou que os estados da Amazônia têm de arcar sozinhos com o ônus da preservação da floresta, que interessa ao mundo todo, sem terem compensações para isso.



24/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cavalcanti defende emenda Ibsen e 'transição negociada' no modelo de distribuição dos 'royalties' do petróleo

Delcídio: 'royalties' vão para decisão da Justiça se veto à Emenda Ibsen for derrubado

Petróleo: estados produtores pretendem ir à Justiça caso veto à emenda Ibsen seja derrubado

Geovani Borges apoia reivindicações de magistrados

Ana Amélia defende Emenda Ibsen, mas concorda com mais tempo para busca de consenso

Geovani Borges cumprimenta governo federal por antecipação das metas do Luz para Todos