"Geraldo Alckmin é um pote vazio", diz Sibá Machado



O senador Sibá Machado (PT-AC) disse, nesta quinta-feira (5), em pronunciamento no Plenário, que o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, precisa usar o segundo turno da campanha eleitoral para dizer ao país a que veio, ao invés de usar "palavras vãs e sem sentido".

- Alckmin diz que vai fazer um "choque de gestão", mas não explica o que isso quer dizer. Não se sabe o que ele propõe para o Brasil - criticou.

Sibá citou texto do sociólogo Emir Sader, no qual este afirma estar em jogo, no segundo turno, sobretudo "a inserção internacional do Brasil, com conseqüências diretas para o destino e o futuro do país".

Sader acredita que, "com Lula, se manterá a política que privilegia a integração regional e as alianças Sul/Sul, que se opõem à Alca [Área de Livre Comércio das Américas] em favor do Mercosul. Com Alckmin, se privilegiariam as políticas de livre comércio: Alca e Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos, com conseqüente isolamento da Alba [Alternativa Bolivariana para a América], enfraquecimento do Mercosul e da Comunidade Sul-Americana, das alianças com a África do Sul e com a Índia, e com Grupo dos 20".

Para Sibá, a aliança PSDB-PFL representa uma "retomada liberal". Ele chamou a atenção para a responsabilidade do Estado com o conjunto da sociedade.

- Nem tudo se resolve a partir dos interesses do mercado, mas Alckmin não está discutindo isso - observou o senador.

Em aparte, o senador João Batista Motta (PSDB-ES) afirmou que o discurso de Sibá era "maravilhoso, mas não tinha nada a ver com a verdade".

- O presidente Lula privilegiou os banqueiros. Deu as riquezas do povo brasileiro só para meia dúzia de empresários - rebateu.

Sibá respondeu que quem privilegiou os banqueiros foi Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente pelo PSDB), o que deu início a uma longa discussão entre os dois senadores, que se estendeu até a finalização do pronunciamento do representante do Acre.

05/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado defende o fim do vestibular

Sibá Machado elogia atuação do PT nas eleições

João Pedro homenageia Sibá Machado

Sibá Machado relaciona potencialidades do biodiesel

Sibá Machado não acredita em uso político da TV pública

Sibá Machado defende fim do voto obrigatório