Geraldo Melo pede a deputados aprovação de tarifa social de energia



O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) dirigiu um apelo aos deputados para que eles aprovem, -o quanto antes possível-, projeto de sua autoria que amplia o número de consumidores com direito a pagar uma tarifa praticamente simbólica de energia elétrica. A proposta já obteve a aprovação do Plenário do Senado, informou ele em entrevista concedida à Rádio Senado.

- Já solicitei a alguns deputados para que façam andar esse projeto que restabelece para o consumidor de baixa renda o direito de pagar uma tarifa simbólica de energia elétrica, sem precisar passar por um autêntico vestibular para mostrar às empresas distribuidoras que eles merecem essa tarifa - afirmou ele.

Com a privatização das empresas de energia, Geraldo Melo disse que o número de consumidores beneficiados pela chamada tarifa social foi muito reduzido. A principal causa da quase extinção desse benefício, explicou, está no fato de as famílias pobres serem obrigadas a atender a critérios muito rigorosos impostos pelas empresas privatizadas.

A conseqüência, conforme o senador, é que aumentou o número de ligações de energia cortadas, porque muitas famílias não têm condições de pagar as contas de luz. De acordo com Geraldo Melo, isso tem prejudicado a sobrevivência de muitas famílias, particularmente aquelas que dependem da eletricidade para manter pequenos negócios, como a produção de picolés caseiros.



16/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Melo quer resgatar a tarifa social de energia

GERALDO MELO FALA À TV SENADO SOBRE TARIFA SOCIAL DE ENERGIA

GERALDO MELO SUGERE TARIFA DE ENERGIA ESPECIAL PARA BAIXA RENDA

GERALDO MELO FALA À TV SENADO SOBRE TARIFA ESPECIAL DE ENERGIA PARA IRRIGAÇÃO

Geraldo Melo quer rápida aprovação de energia mais barata para carentes

TAXA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA É PROPOSTA DE COMBATE À POBREZA, DIZ GERALDO MELO