Governo brasileiro não teme problemas com a Petrobras na Argentina



O ministro de Minas e Energia disse nesta quinta-feira (19) que o governo não está preocupado com possíveis problemas da Petrobras na Argentina. Segundo ele, em reunião que será realizada nesta sexta-feira (20) com o ministro do Planejamento argentino, Julio De Vido, o governo brasileiro vai apenas “ouvir e redarguir [replicar]”, comentou Edison Lobão.

“Não estamos visualizando nenhum problema com a Argentina, não podemos colocar o carro adiante dos bois. Nossas relações da Petrobras com a Argentina estão em plena normalidade, não há o que abordar sobre o assunto”, disse Lobão.

Na última segunda-feira (16), o governo argentino anunciou a proposta de expropriação da petrolífera YPF, administrada pela espanhola Repsol, alegando falta de investimentos da empresa no país. Como a Petrobras tem muitos investimentos no país vizinho, existe o temor de que algo semelhante possa ser feito com a empresa brasileira.

Um dos assuntos abordados na reunião será o aumento de investimentos da Petrobras na Argentina, que já foi debatido recentemente em visita recente de Lobão a Buenos Aires. Outro tema que entrará em debate será a construção das usinas hidrelétricas Garabi e Panambi, que serão construídas em parceria entre os dois países.

Lobão também relatou que o presidente uruguaio, José Mujica, pediu hoje o aumento do volume de energia fornecida pelo Brasil ao seu país. Atualmente, o Brasil fornece 300 megawatts de energia, e o Uruguai pediu que o fornecimento suba para 500 megawatts, mas, segundo o ministro, o Brasil não poderá atender a essa demanda imediatamente.

“Neste momento, estamos com uma seca intensa no Rio Grande do Sul. Nossas hidrelétricas estão praticamente paralisadas no estado. Estamos enviando energia de outros estados para o Rio Grande do Sul e não podemos dispor desta energia para outro país neste momento”, disse. O ministro garantiu que o Brasil vai despachar energia de uma termelétrica de Uruguaiana (RS) para atender ao país vizinho.

 

Fonte:
Agência Brasil



19/04/2012 18:57


Artigos Relacionados


Discurso de Sarney leva mensagem do governo brasileiro a Argentina

Negociação entre Argentina e México preocupa governo brasileiro

Empresários cobram do governo brasileiro ação contra barreiras da Argentina

Mozarildo teme problemas de energia em Roraima

Brasileiro teme uma guerra mundial

Trabalhador brasileiro não teme perder emprego, diz Ibope