Governo divulga campanha para reduzir acidentes de trânsito



Durante as festividades juninas há um aumento do número de acidentes, devido ao consumo de bebida alcoólica pelos motoristas

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, participou, em Caruaru (PE), de ações para intensificar a campanha de trânsito nas festas juninas no Norte e Nordeste, que contam atualmente com o cantor Leonardo como protagosnista. No último fim de semana, o ministro visitou o Pólo Estação Forró, a Exposição “Baixio dos Doidos”, em homenagem a Luiz Gonzaga e o teatro de marionetes. Enquanto isso, as equipes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Detran (PE) fizeram panfletagens em vários pontos da cidade. Em uma delas os forrozeiros recebiam um correio elegante com alertas para ter prudência ao volante e para não beber e dirigir.

O governo de Pernambuco registrou uma redução de 8,6% no número de óbitos em 2011 em relação a 2010. A Secretaria de Saúde do estado notificou de janeiro a dezembro de 2.011 um total de 1.851 óbitos provocados por acidentes de trânsito, enquanto que no mesmo período de 2010 foram notificados 2010 óbitos. “A guerra do trânsito mata mais do que muitas guerras no mundo”, disse o ministro Aguinaldo Ribeiro.

Os dados da ONU revelam que os conflitos na Síria mataram mais de 10 mil pessoas em 15 meses, enquanto que no Brasil morrem 42 mil pessoas, por ano, em acidentes de trânsito. “Precisamos reduzir estes números. É necessário haver uma mudança de postura do motorista ao volante, com mais consciência”, disse o ministro. Segundo ele, o volume de recursos gasto pelo sistema de saúde público com os acidentados de trânsito poderia ser investido em outras áreas como educação.

A campanha que leva o slogan “A dor de um acidente pode durar para sempre” aborda diversos aspectos relacionados a um acidente de trânsito, como o sofrimento da família, por exemplo. O objetivo é promover a conscientização a partir do momento de reflexão gerado pelo acidente de Pedro, filho do cantor Leonardo. O trânsito é a principal causa da mortalidade de jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo. "É preciso evitar que outras famílias sofram drama semelhante ao do cantor", disse o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

A campanha é veiculada nas regiões Norte e Nordeste do País, até o dia 30 de junho, para alertar aos motoristas sobre os riscos de acidentes nas ruas e estradas, durante as festas de São João. Nessa época, há um aumento do número de acidentes, devido ao consumo de bebida alcoólica pelos motoristas. "Nossa intenção é provocar uma reflexão sobre as consequências dos acidentes de trânsito. Fazer com que cada pessoa pare, pense e mude sua atitude ao volante", disse o ministro Aguinaldo Ribeiro.

As peças podem ser vistas na página do ministério e são veiculadas na televisão, rádios, mobiliários urbanos, táxidoor, busdoor, outdoor e principais portais da internet. Também em postos de gasolina e pedágios.

 

Leia mais:

Seguro Dpvat pode ser requisitado nos Correios em mais quatro estados 

Campanha no Facebook estimula reflexão sobre o trânsito 

Saúde alerta: homens são motoristas mais agressivos e morrem 4 vezes mais no trânsito 

 

Fonte:
Ministério das Cidades

 



26/06/2012 15:36


Artigos Relacionados


Lançada campanha para reduzir acidentes no trânsito

Campanha de trânsito para festas juninas busca reduzir acidentes no Norte e Nordeste

Governo lança campanha para redução de acidentes de trânsito

Cantor Leonardo participa de campanha do governo para redução de acidentes no trânsito

Uso de bafômetros será reforçado para reduzir acidentes no trânsito

Campanha de prevenção de acidentes no trânsito para o Carnaval começa a ser veiculada