Governo veta projeto que resgataria antigo fuso horário do Acre



No exercício da presidência da República, o vice-presidente Michel Temer vetou na íntegra o projeto aprovado pelo Legislativo que restabelecia o antigo fuso horário do estado do Acre - menos duas horas em relação a Brasília. Com isso, o Acre terá que manter o fuso atual, de menos uma hora em relação a Brasília.

VEJA MAIS

Em mensagem enviada ao presidente do Senado, José Sarney, Michel Temer afirma que vetou o texto porque o PLC 1.669/11 (PLS 91/11 no Senado) contraria o interesse público.

O projeto alterava o Decreto 2.784 de 1913, atingindo também o fuso horário de municípios do Amazonas e do Pará. O projeto foi antecedido, em outubro de 2010, por consulta popular na qual 56,9% dos eleitores do Acre disseram preferir o fuso horário antigo e rejeitar o atual.

O veto de Michel Temer impede o Acre de voltar a um horário que ali vigorou de 1913 a 2008. Na mensagem enviada a Sarney, Temer diz que tomou sua decisão depois de ouvir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, a qual alegou o seguinte:

"Da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados."

Ouvidos pela Rádio Senado, dois senadores acreanos manifestaram visões diferentes sobre o assunto. Sérgio Petecão (PMN) deseja que o Congresso derrube o veto.

- Eu recebo essa notícia com muita tristeza, mas eu vou trabalhar aqui no Senado e na Câmara Federal para que nós possamos derrubar o veto da presidente Dilma. Eu, sinceramente, lamento muito, mas fazer o quê, não é? Vamos agora trabalhar com os instrumentos que nós temos - disse Petecão.

Já Aníbal Diniz (PT), que era suplente do senador Tião Viana, autor do projeto que estabeleceu o horário atualmente em vigor no Acre, defendeu a decisão presidencial.

- Na medida em que o referendo realizado no Acre não levou em conta os estados do Amazonas e do Pará, e representações políticas desses estados fizeram pressão sobre a presidente Dilma para que não houvesse o acatamento do projeto de lei, acredito que o governo tomou a atitude correta, atitude de que quem está tendo um olhar para o Brasil na sua integralidade.

A volta do antigo fuso horário do Acre depende agora da derrubada do veto presidencial ou da apresentação de um novo projeto de lei.



21/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Petecão comemora aprovação na CAE de projeto que restabelece antigo fuso horário do Acre

Aprovado projeto que retoma antigo fuso horário do Acre e da Amazônia Ocidental

Pedro Taques apresenta projeto pela volta do antigo fuso horário do Acre

CAE aprova volta do antigo fuso horário do Acre

Sancionada lei que retoma antigo fuso horário do Acre

Sérgio Petecão reclama volta do antigo fuso horário do Acre