GRÁFICA INAUGURA SERVIÇO DE IMPRESSÃO EM BRAILE



O Senado Federal é o primeiro parlamento do mundo a manter, em suas instalações, um sistema de impressão em braile, linguagem especial para deficientes visuais. Foi inaugurado hoje (dia 29) pelo primeiro-secretário da Casa, senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), o Serviço de Publicações em Braille.

A cerimônia marcou o início do funcionamento das seis impressoras braile, adquiridas pela Gráfica do Senado este ano. A prioridade será dada à publicação de legislação federal. O diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Claudionor Moura Nunes, anuncia já para agosto próximo o lançamento de 500 exemplares da Constituição Federal para deficientes visuais, editada em três volumes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam 15 milhões de deficientes visuais no Brasil, 1,5 milhão deles totalmente cegos. O braile, também conhecido pelo nome de anagliptografia, é um sistema de escrita em relevo para os cegos lerem através do tato, inventado pelo francês Louis Braille (1809-1852). O próprio Braille era cego.

"Esse é um projeto pelo qual venho lutando há muito tempo", afirmou o coordenador do Serviço de Publicações em Braille, Paulo Brandão. Servidor do Senado, formado em filosofia, Paulo é cego desde o nascimento e especializou-se em consultoria de sistemas informatizados para deficientes visuais.

Claudionor Moura Nunes anunciou que vai publicar também o Código de Defesa do Consumidor e, em seguida, o Estatuto da Criança e do Adolescente. "Pretendemos atender os deficientes visuais nos diversos campos de atuação profissional", afirmou o primeiro-secretário do Senado. Durante a cerimônia, Ronaldo Cunha Lima descerrou uma placa comemorativa e acionou o computador que deu início às primeiras impressões em braile, ao lado do diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia.

As primeiras cópias da Constituição serão distribuídas a entidades de apoio a deficientes visuais de todo o Brasil. Os interessados em maiores informações sobre o Serviço de Publicações em Braille podem enviar correio eletrônico para o endereço [email protected] ou escrever para a Subsecretaria de Edições Técnicas, que fica na Via N-2, Unidade de Apoio 3, Senado Federal, Brasília-DF, CEP 70165-900. Ou ainda podem ligar para Paulo Brandão, da Coordenação, no telefone 311-4130.



29/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado inaugura novo serviço de impressão em braile

Renan inaugura novo serviço de impressão em braile do Senado

Renan diz que expansão do sistema de impressão em braile torna a gráfica do Senado uma das mais completas do mundo

SECRETARIA DE EDITORAÇÃO DO SENADO INAUGURA IMPRESSÃO EM BRAILE

Operação “Gutenberg” fiscaliza quantidade em produtos para impressão gráfica

GRÁFICA DO SENADO IMPRIME CÓDIGO DO CONSUMIDOR EM BRAILE