Hartung rebate acusações do governador do ES



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) rebateu nesta sexta-feira (dia 4) as acusações levantadas contra ele pelo governador do Espírito Santo, José Ignácio Ferreira, na revista IstoÉ desta semana. O senador afirmou que não existe qualquer investigação na Câmara de Vereadores de Vitória sobre sua administração na prefeitura, que não faz parte de um complô que promove denúncias contra o governador e que, ao contrário do que diz José Ignácio, ao fazer oposição ao governo, está defendendo e não atacando os interesses do estado.

Hartung registrou que o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Ademar Rocha, em carta encaminhada à IstoÉ, atesta que sua administração na capital capixaba não é alvo de investigação e que a CPI que, segundo José Ignácio, estaria apurando irregularidades na Prefeitura foi encerrada há mais de quatro anos. Na carta, Ademar Rocha afirma ainda que todas as contas de Hartung foram aprovadas tanto pela Câmara Municipal quanto pelo tribunal de contas do estado.

- O governador cria e divulga a fantasia de que existe um complô contra ele, sua família e seu governo. Trata-se de uma estratégia de dissimulação, pois ele acredita que, ao politizar o assunto, está desobrigado de dar explicações. Não é a primeira vez que ele faz isso. É preocupante a obsessão do governador pela minha pessoa - declarou Hartung.

O senador afirmou ainda que José Ignácio "parece tomado por um surto de Luís XIV", pois acusa seus opositores de inimigos do Estado, o que, na sua opinião, demonstra o caráter autoritário do governador.

- Ele se julga dono do poder, ameaçando a liberdade de imprensa e favorecendo a criação de um ambiente onde proliferam boatos e invasão de privacidade. Ser oposição ao governo não representa crime nem ameaça à imagem do estado - disse o senador.Hartung lembrou as denúncias que existem contra o governo, acusado de recebimento de propinas, de tomar empréstimo do banco estadual para campanha eleitoral, de irregularidades no uso de recursos doados à Associação Capixaba de Desenvolvimento Social e de superfaturamento em obras de saneamento. Todas as denúncias, informou o senador, estão sendo apuradas pelo Ministério Público, pelo Banco Central e pela Assembléia Legislativa, que instalou uma CPI.- Desejamos que essa crise sirva para afastar práticas autoritárias e de dissimulação. Esperamos é que as apurações prossigam e que se punam os responsáveis. O Espírito Santo merece um clima de tranqüilidade e tranparência - concluiu Hartung.

04/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Segundo Hartung, acusações de governador do ES são infundadas

Antero rebate acusações de Vedoin e acusa governador de Mato Grosso de ter beneficiado a Planam

ARRUDA REBATE ACUSAÇÕES DE REQUIÃO

Paim rebate acusações de que protestos não têm pauta

Jefferson Péres rebate acusações e diz que não é "chantageável"

ESTEVÃO REBATE ACUSAÇÕES CONTIDAS EM DOSSIÊ