Hélio Costa quer inclusão de municípios mineiros na área da Sudene



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) defendeu a inclusão de 25 municípios da região centro-oeste de Minas Gerais na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste que está sendo recriada pelo governo federal. Os municípios, salientou o senador, possuem afinidades sócio-econômicas com as regiões dos vales dos rios Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus, já sob influência da Sudene.

- Constatamos nesses municípios indicadores econômicos semelhantes aos encontrados no Nordeste, como altas taxas de analfabetismo, elevado crescimento demográfico, alto nível de mortalidade infantil, baixa urbanização e saneamento básico praticamente inexistente - disse o senador.

Hélio Costa apresentará requerimento no Senado solicitando informações ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, sobre a inclusão desse 25 municípios.

Outro aspecto importante, destacado pelo senador, é influência que a inclusão traria para a economia mineira - a participação destas cidades no produto interno do estado é praticamente nula. Hélio Costa disse que a medida representará um estímulo para o desenvolvimento das regiões que passariam a contar com linhas de crédito, incentivos fiscais temporários e recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste.

A concessão de financiamentos para pequenos empreendimentos deve ser, na avaliação do senador, o cerne da atuação da nova Sudene.

- Ela [a Sudene] deve priorizar os pequenos empreendimentos, base social e econômica da democracia dos países mais desenvolvidos, o chamado microcrédito - disse.



29/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ARLINDO PORTO QUER INCLUIR MUNICÍPIOS MINEIROS NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA SUDENE

Aelton defende reativação da Sudene e inclusão de municípios mineiros

Hélio Costa quer garantir inclusão de Minas no Fundo de Desenvolvimento Regional

IGNÁCIO QUER INCLUSÃO DE NORTE DO ESPÍRITO SANTO NA ÁREA DA SUDENE

Hélio Costa exige que Banco do Brasil renegocie dívida de pequenos agricultores mineiros

Azeredo reclama da exclusão de municípios mineiros no projeto que recria a Sudene, aprovado pela Câmara