Heráclito comenta denúncias sobre irregularidades no governo do Piauí



O 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), utilizou a tribuna nesta sexta-feira (7) para chamar a atenção sobre as recentes denúncias, publicadas pela imprensa nacional, de irregularidades e de corrupção na administração do governador do Piauí, Wellington Dias. Heráclito citou especificamente informações dadas pelo ex-estagiário da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) Jaylles Ribeiro Fenelon, sobre a ausência de licitações para obras públicas no estado.

Mesmo dizendo não ter detalhes sobre o caso, o senador destacou o fato de o denunciante haver informado que os desvios de recursos teriam sido feitos para beneficiar pessoas ligadas ao PT, partido do governador e ao qual o próprio ex-estagiário é ligado. Heráclito sisse ainda considerar normal que o ex-funcionário tenha buscado outras instâncias para fazer suas denúncias, visto que nem a direção da Emgerpi ou o próprio governador tenham tomado providências diante das informações de Jaylles.

- Ele percebeu que a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco e começou a temer por seu futuro. Agora, estão tentado desqualificá-lo, mas isso não resolve o caso - afirmou Heráclito.

O parlamentar estranhou que a concorrência para a construção do porto de Luiz Correia, no Piauí, tenha sido fatiada e que a primeira etapa tenha sido ganha por um consórcio formado por uma empresa do estado e outra do Pará. Segundo o senador, a empresa do Pará teria ligações com a governadora daquele estado, Ana Júlia, que é do PT.

- Gostaria de saber se essa empresa tem condição de construir, se tem nível para essa obra? Se a empresa tem ligações com o PT e com a governadora Ana Júlia, gostaria de saber se ela [a empresa] ganhou o certame por competência ou por indicações? - indagou Heráclito, que pediu ao senador pelo Pará Mário Couto (PSDB) que o ajudasse a obter dados sobre a questão.

Em aparte, Mário Couto avaliou como suspeito o fatiamento da obra, dizendo que essa é uma "velha estratégia" para fraudar licitações e que o fato de haver relação da empresa com o PT já poderia ser tomado como indício de "licitação privilegiada".

Reflexão

Heráclito Fortes aproveitou seu discurso para pedir aos senadores que façam uma análise sobre o que ocorreu esta semana no Senado, referindo-se às agressões verbais trocadas por senadores em Plenário.

- Essa é uma casa de debates, algumas vezes até acalorados, mas não pode chegar ao nível que chegou nesta semana. Espero que eles não aconteçam mais - pediu Heráclito. 



07/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy responde a denúncias de Heráclito sobre propaganda enganosa do governo do Piauí

Suplicy diz a Heráclito e Mão Santa que pedirá informações ao governo do Piauí sobre denúncias dos senadores

Mão Santa comenta denúncias de corrupção no governo do Piauí

Mão Santa comenta notícias sobre corrupção no governo do estado do Piauí

Heráclito denuncia irregularidades em dezenas de obras inacabadas no Piauí

Heráclito adverte governo do Piauí sobre descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal