HOLLANDA DESTACA CRESCIMENTO DE MOVIMENTO MUSICAL PERNAMBUCANO



O novo movimento musical pernambucano, iniciado com o falecido artista Chico Science, Nação Zumbi, Mundo Livre e Mestre Ambrósio, foi destacado hoje (dia 3) pelo senador Joel de Hollanda (PFL-PE), assinalando que "embora o precursor, o popular Science, tenha morrido precocemente, a semente que ele ajudou a plantar prospera de maneira exuberante em Pernambuco".

- O impacto é de tal modo que extrapola o cenário musical, se projeta para outros setores como o do cinema, das artes plásticas e até da moda - disse Hollanda, citando o filme Baile Perfumado como exemplo da influência da nova música pernambucana no país.

Joelde Hollanda observou que essa explosão de criatividade não é novidade, uma vez que seu estado sempre contribuiu com bons músicos, desde Capiba e Luiz Gonzaga até Alceu Valença e Geraldo Azevedo, entre outros.

A seu ver, o movimento atual se insere numa tradição histórica, muito fecunda, de renovação da música brasileira como o samba, jazz-bossa nova e tropicália. "Os temas dos músicos do movimento Mangue Beat fundem melodias regionais com rock e música eletrônica, baião e hip hop,repente nordestino, embolada e reggae, para operar uma revolução que hoje atinge a Europa e os Estados Unidos", acrescentou.

03/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Médica cubana se destaca em município pernambucano

Flexa Ribeiro destaca 100 anos de empresário pernambucano

HOLLANDA DESTACA APOIO À PRODUÇÃO DE ÁLCOOL

HOLLANDA DESTACA AÇÃO SOCIAL NO PAÍS

HOLLANDA DESTACA 25 ANOS DE FACULDADE EM PERNAMBUCO

JOEL DE HOLLANDA DESTACA ATUAÇÃO DO MINISTRO DA CULTURA