Ideli registra aumento na distribuição de renda e diminuição da desigualdade social no Brasil



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), registrou em Plenário, nesta terça-feira (5), a divulgação, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de dados que demonstram a redução da desigualdade social no país, em virtude do aumento das políticas de distribuição de renda. A senadora disse que o "momento econômico positivo" é fruto do aumento real do salário mínimo, da estabilidade do real e do controle inflacionário. Ela louvou o governo Luiz Inácio Lula da Silva por proporcionar ao Brasil o menor índice de desigualdade social dos últimos 30 anos.

- É uma grande novidade ver o nosso país, ao passar por um momento econômico extremamente positivo como o que temos vivido, fazer a distribuição de renda - disse.

Ideli registrou também estudo do professor Francisco Gracioso, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, que aponta para uma "revolução silenciosa de transferência de renda". De acordo com a senadora, o estudo mostra que o poder aquisitivo da classe D vem aumentando nos últimos anos.

Outra pesquisa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), registrou que os beneficiários do Bolsa-Família gastam os recursos recebidos principalmente com alimentação, educação e vestuário infantil. Ideli comentou ainda pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo a qual a diferença entre a renda de negros e brancos no Brasil diminuiu 31% nos últimos dez anos.

Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) comemorou as boas notícias da líder do PT e disse que o Brasil está caminhando "para ser uma sociedade cada vez menos desigual".

Lula recebeu prêmio

A senadora aproveitou para congratular o presidente Lula por ter recebido, na segunda-feira (4) em Nova Delhi, capital da Índia, o Prêmio Jawaharlal Nehru, distinção oferecida desde 1965 a grandes personalidades internacionais por sua contribuição para a paz e a aproximação entre os povos, conforme noticiou a Agência Brasil.

Ideli lembrou que entre as pessoas que já receberam o prêmio estão madre Teresa de Calcutá, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e a primeira mulher a ocupar a chefia do estado indiano, Indira Gandhi. Também já foram premiados o líder negro norte-americano Martin Luther King e os políticos Yasser Arafat e Helmut Khol.

- O prêmio é dado às pessoas que têm ação e compromisso com a transformação social, a justiça social, a distribuição de renda e o combate à fome e à miséria - acrescentou Ideli.

05/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli Salvatti quer crescimento com distribuição de renda e inclusão social

Ideli destaca relatório do Banco Mundial sobre programas de distribuição de renda no Brasil

Distribuição de renda reduz desigualdade no País ao menor nível da história, diz FGV

Ideli comemora resultados de pesquisas que apontam redução da desigualdade social

Ideli lamenta preconceito contra distribuição de renda

Ideli comemora melhoria da distribuição de renda no país