Inácio Arruda destaca centenário de Nelson Werneck Sodré




Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) saudou a passagem do centenário de nascimento do militar, historiador e escritor Nelson Werneck Sodré, que morreu em 1999.

Inácio Arruda lembrou que Nelson Werneck Sodré foi um dos pioneiros da historia marxista no Brasil e autor de duas obras básicas da bibliografia nacional: História da literatura brasileira, de 1938, e O que se deve ler para conhecer o Brasil, de 1945.

O senador ressaltou que Werneck Sodré foi um personagem da vida política econômica e social do Brasil, tendo vasculhado a realidade do país e defendido a adoção de um projeto de desenvolvimento próprio que levasse em conta a distribuição de renda mais adequada para a população.

O senador associou ainda a obra de Nelson Werneck Sodré, marcada pela observação da "nossa realidade", aos acontecimentos do mundo atual.

- Ligo diretamente aos acontecimentos atuais do nosso mundo, do que está a ocorrer com as guerras patrocinadas pelas chamadas nações mais desenvolvidas, ditas como guerras humanitárias, para levar a civilização a alguns pontos do planeta. Tidas como humanitárias, defendidas como coisa de direitos humanos - ressaltou o senador.

Segundo Inácio Arruda, a agressividade e o tom belicoso de guerra permanente praticados pelos Estados Unidos podem envolver o mundo inteiro em conflito mais largo, com ameaça objetiva à paz mundial.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) apoiou Inácio Arruda e disse que as ações dos Estados Unidos não buscam respeito aos direitos humanos, mas apenas atendem aos interesses de Washington. Inácio Arruda também foi apoiado pelos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).



26/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA REVERENCIA MEMÓRIA DE NELSON WERNECK SODRÉ

Inácio Arruda lembra centenário do escritor Rui Facó

Inácio Arruda celebra centenário de Juazeiro do Norte

Inácio Arruda comemora centenário de nascimento de Patativa do Assaré

Inácio Arruda lembra centenário do dirigente comunista João Amazonas

Inácio Arruda registra centenário de Guimarães Rosa e homenagem a Eduardo Galeano