Inácio Arruda relata encontro com ministro de Minas e Energia sobre energia eólica



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (17), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) destacou a importância de o Brasil passar a investir mais na geração de energia eólica (obtida com o aproveitamento dos ventos). O senador informou ter participado, na parte da manhã, de encontro com o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, durante o qual foi discutida a participação dessa fonte nas matrizes energética e elétrica do país.

Também participaram do encontro os senadores Delcídio Amaral (PT-MS), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO), os deputados federais Henrique Eduardo Alves e Aníbal Gomes. De acordo com Inácio Arruda, os presentes discutiram o potencial energético da Região Nordeste, principalmente nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde encontram-se "as maiores jazidas de energia eólica" do Brasil.

O senador disse que a energia eólica é uma energia "100% limpa" mas, para que o país possa utilizá-la eficientemente, toda a infra-estrutura ainda precisa ser montada, principalmente com tecnologia estrangeira. Inácio Arruda informou que o ministro Silas Rondeau se comprometeu a criar um grupo de trabalho em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para discutir o assunto.



17/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro de Minas e Energia tira dúvidas sobre programa Luz para Todos

Ministro de Minas e Energia fala sobre crise no setor elétrico brasileiro

Inácio Arruda defende investimentos em energia no Ceará

Senadores querem ouvir ministro de Minas e Energia, Petrobras e ANP sobre petróleo em camada pré-sal

Inácio Arruda: Brasil tem vantagens excepcionais para a produção de energia limpa

Inácio Arruda destaca vocação do Ceará para produção de energia limpa