Incubadora Mato Grosso Criativo é inaugurada



O Ministério da Cultura inaugurou, nesta terça-feira (11), em Cuiabá, a Incubadora Mato Grosso Criativo. O espaço vai auxiliar empreendedores a criar, desenvolver e promover seus produtos, sejam eles bens ou serviços culturais.

Além de Cuiabá, outros quatro municípios do estado serão polos da Incubadora Mato Grosso Criativo: Alta Floresta, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças. Segundo o governador Silval Barbosa, o novo espaço permite atuação em parceria entre agentes financiadores e aqueles que trabalham com cultura no Mato Grosso. A ideia, enfatizou Barbosa, é que esses empreendedores possam se capacitar, elaborar bons projetos e desenvolver seus produtos. "É um espaço de oportunidades que está se criando com o apoio do Ministério da Cultura (Minc) e a garantia de agentes financiadores. Só hoje, tivemos quatro agentes presentes e outros certamente virão para ser parceiros", comemorou o governador.

Fruto de uma parceria entre Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura e o Governo do Estado, a Incubadora compõe a Rede Incubadoras Brasil Criativo, ação que promove o fomento do setor cultural por meio de centros de inovação voltados à formação, fomento e promoção de empreendedores culturais.

Ao todo, o Minc investirá cerca de R$ 40 milhões em 13 Incubadoras. Além de Pará e Mato Grosso, serão inauguradas Incubadoras nas capitais dos estados do Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.

Em seu discurso, a secretária substituta de Economia Criativa do Minc, Georgia Nicolau, ressaltou a criatividade do povo brasileiro e lembrou que, "todos os dias, boas ideias nascem e morrem. Queremos que com essa Incubadora as ideias possam florescer e dar frutos, desde a criação de uma empresa, um novo produto, um novo serviço ou até a manutenção de um ponto de cultura. Nosso sonho é que o setor cultural possa viver do que faz e com sustentabilidade. Que com essa assessoria técnica e a ajuda de parceiros a gente possa dar vida longa a esses empreendedores", explicou. 

Por meio de edital, 11 profissionais de diferentes áreas foram selecionados para trabalhar na Incubadora, todos qualificados para as atividades de assessoramento, capacitação e elaboração de projetos. "Este projeto vem pra suprir uma demanda. Toda a necessidade que o produtor cultural tiver ele vai aprender aqui. Basta ter criatividade e buscar a incubadora que ele terá capacitação", afirmou a secretária de Estado da Cultura, Janete Riva.

O evento também oficializou o Comitê Gestor do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Rio Cuiabá, composto por quatro secretarias estaduais de governo, inclusive a de Cultura, para fortalecer conjuntamente as diversas facetas produtivas da região. 

Fonte: 

Ministério da Cultura



12/03/2014 17:48


Artigos Relacionados


Incubadora será inaugurada em Mato Grosso

Incubadora Pará Criativo será inaugurada em Belém

Incubadora Brasil Criativo na Bahia será inaugurada em abril

Primeira incubadora da Rede Brasil Criativo é inaugurada no Pará

Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso

CAE examina criação de Áreas de Livre Comércio no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul