Indústria é essencial para o Brasil se tornar uma nação desenvolvida, ressalta Dilma



Durante a abertura do 8º Encontro Nacional da Indústria (Enai), na manhã desta quarta-feira (11) - organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) - a presidenta da República, Dilma Rousseff, ressaltou a importância e o compromisso da indústria brasileira e citou sobre a importância do acordo global com Organização Mundial do Comércio (OMC), para os negócios brasileiros. "O compromisso com a indústria é essencial para o Brasil se tornar uma nação desenvolvida. E esse acordo coloca na ordem do dia, para todas as economias, a questão da competitividade e, portanto, da produtividade", afirmou.

De acordo com a presidenta, os indicadores da economia brasileira persistem positivamente, mostrando uma trajetória de conquistas, visto que tem sido garantido crédito para a indústria em condições adequadas. Dilma falou, ainda, sobre o apoio a inovação que durante o ano de 2013 recebeu um extraordinário impulso este ano com o lançamento do Inova Empresa.

Sobre a qualificação profissional, a presidenta ressaltou os resultados alcançados com os programas Pronatec e Ciência Sem Fronteiras. “O Brasil mudou muito nas últimas décadas, se tornou mais justo e menos desigual. Nenhum País do mundo se tornou desenvolvido e uma nação próspera e educada sem passar por um processo de modernização", disse Dilma que finalizou seu discurso reafirmado que é essencial ampliar a modernização e a racionalização do Estado brasileiro.

Ainda durante a abertura do evento, o presidente da CNI, Robson de Andrade disse que este Encontro Nacional é a grande convenção anual do setor da indústria, "Nosso objetivo é avaliar o cenário político e econômico do País e analisar as tendências" afirma. Destacou ainda a preocupação do setor e o cuidado com a educação e do trabalhador terceirizado.

Evento

Serão dois de encontros entre empresários, acadêmicos e representantes do governo, que discutirão os desafios que o Brasil precisa vencer para aumentar sua participação na economia global. Os painéis temáticos vão ter a participação dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, do Trabalho, Manoel Dias, dos Transportes, Cesar Borges e da Fazenda Guido Mantega.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também estarão no evento.

Nas três sessões temáticas deste primeiro dia, serão discutidos os seguintes temas: desafios da competitividade brasileira no mercado global, inserção da indústria brasileira nas cadeias globais de valor e os acordos comerciais como chaves para a conquista de mercados.

As quatro sessões temáticas do segundo dia do evento terão como temas o custo das deficiências na infraestrutura, a tributação e o financiamento, os desafios nas áreas de educação e inovação, e o impacto das relações do trabalho na competitividade.

Acompanhe o ENAI 2013 pela internet através do site do evento.  Haverá transmissão ao vivo nos dois dias, a partir das 8h.




11/12/2013 12:34


Artigos Relacionados


Brasil tem oportunidade de tornar-se nação desenvolvida, diz Dilma

'Não desperdiçaremos a oportunidade de tornar o Brasil uma nação desenvolvida', diz Dilma

Dilma ressalta a importância da Copa do Mundo para o Brasil

Brasil deve ser tornar um exportador de fertilizantes, diz Dilma

Brasil vai enfrentar pobreza com determinação, ressalta presidenta Dilma

Bolívia adota tecnologia desenvolvida no Brasil para monitoramento da Amazônia