Insatisfação com serviços de telefonia ainda é alta, afirma Angela Portela



Em discurso nesta terça-feira (7), a senadora Angela Portela (PT-RR) afirmou que a insatisfação dos brasileiros com a qualidade dos serviços de telefonia fixa e celular ainda é muito alta. Ela também comentou a audiência pública realizada na parte da manhã pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista Rezende, sobre os 15 anos da Lei Geral de Telecomunicações e a agenda regulatória da agência para 2013 e 2014.

Durante a audiência, a senadora lembrou que a Anatel multou recentemente a operadora TIM em R$ 9,6 milhões . Processo da agência apurou a suspeita de que a TIM estaria provocando de maneira proposital a queda de chamadas de seus clientes. A investigação da Anatel não conseguiu provar a suspeita de derrubada proposital de ligações por livre arbítrio da operadora, tendo a multa sido aplicada “por má qualidade do serviço de telefonia celular prestado aos usuários”.

Angela Portela disse que a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) questionou a metodologia usada pela Anatel em pesquisa sobre a satisfação dos clientes de serviços de telecomunicações, cujos resultados teriam sido positivos.

- Nos últimos anos, temos testemunhado várias situações em que empresas de telefonia foram condenadas a indenizar usuários por cobrança indevida, propaganda enganosa, interrupção, restrição ou suspensão da utilização dos serviços, má prestação dos serviços técnicos de concessionária de telefonia à área rural, má instalação de infraestrutura de sistema e outros malefícios – pontuou.

Para a Proteste, disse a senadora, a pesquisa da Anatel não reflete o grau de insatisfação dos brasileiros com os serviços de telecomunicações.

Durante a audiência pública, Angela Portela lembrou ainda que a Anatel também multou recentemente a concessionária Oi em R$ 5,9 milhões.

- Venho denunciando insistentemente a má prestação do serviço dessa operadora no meu estado. Em Roraima, o descompromisso e o abuso do consumidor são as marcas dessa operadora – afirmou.



07/05/2013

Agência Senado


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