INSS e governo do RS assinam parceria para inserir portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Governo do Rio Grande do Sul assinaram na quarta-feira (31) convênio para viabilizar a inserção de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. A solenidade foi realizada na capital do estado, Porto Alegre.

Com vigência de cinco anos, o acordo tem como objetivo suprir as necessidades do INSS para contratação de serviços e mão-de-obra, com a indicação de entidades locais que visem a inserção de portadores de necessidades especiais auditivas e de fala no mercado de trabalho. As entidades deverão ser participantes do Programa de Oportunidades e Direitos, da Secretaria estadual da Justiça e de Direitos Humanos.

Para o presidente do INSS, Mauro Hauschild, a importância do acordo não está somente na inclusão social, mas principalmente na inclusão previdenciária, uma vez que estas pessoas estarão empregadas e poderão contar com os benefícios oferecidos pela Previdência Social.

Hauschild lembrou dos programas sociais do governo federal que também tratam da cidadania e inclusão social para milhões de brasileiros, como o Programa do Empreendedor Individual, que conta atualmente com 1,5 milhão de empreendedores cadastrados, e o da inclusão da categoria dos empregados domésticos. Segundo ele, estima-se que mais de oito milhões de domésticos estão fora do alcance do sistema previdenciário.


Fonte:
Ministério da Previdência Social

 

01/09/2011 19:39


Artigos Relacionados


Especial D.O.: Parceria encaminha portadores de necessidades especiais ao mercado de trabalho

Tourinho quer 20% de vagas de concursos para portadores de necessidades especiais

Educação: Secretaria libera R$ 61 milhões para atendimento a portadores de necessidades especiais

Habitação: CDHU sorteia casas para portadores de necessidades especiais e idosos em Tremembé

Habitação: CDHU sorteia casas para portadores de necessidades especiais e idosos em Junqueirópolis

CDHU: Sorteio de casas para portadores de necessidades especiais e idosos na região de Rio Preto