Ipea debate redução da desigualdade social na quarta-feira



Nesta quarta-feira (9), a partir das 18h30, ocorre o segundo painel do Ciclo de Debates Sobre Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Nacional, promovido pela liderança do bloco de apoio ao governo. Na ocasião, serão ouvidos representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a respeito do livro Desigualdade de Renda no Brasil: Uma Análise da Queda Recente, lançado em março deste ano.

Participarão dos debates o presidente do Ipea, Luiz Henrique Proença Soares, que fará a abertura do evento; Ricardo Paes de Barros, coordenador de Avaliação de Políticas Públicas do órgão e um dos organizadores da publicação; e Samir Cury, pesquisador do instituto.

A obra reúne artigos de 15 especialistas que constatam a significativa redução dos índices de desigualdade social e de pobreza no Brasil desde 2001, a necessidade de análise das políticas públicas associadas a essa queda da desigualdade e os desafios futuros para que essa redução persista. Traz ainda informações como a modificação no coeficiente de Gini - parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda - , que declinou 4,6%, passando de 0,594, em 2001, para 0,566 em 2005. O coeficiente varia de zero a 1,00, onde zero significaria, hipoteticamente, que todos os indivíduos teriam a mesma renda e 1,00 mostraria que apenas um indivíduo teria toda a renda de uma sociedade.

Destaca-se, entretanto, segundo o livro, que mesmo com o ritmo acelerado de queda da desigualdade, o Brasil permanece como um dos mais desiguais: o país só ultrapassou 5% dos países no ranking de desigualdade. Ainda citando informações do livro, seriam necessários mais de 20 anos para que o Brasil atingisse um nível similar ao da média dos países com maior grau de desenvolvimento.

Com a presença dos senadores do PT e dos partidos que integram o bloco de apoio ao governo, o painel ocorrerá na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

O site do Ipea oferece acesso à íntegra do livro.



08/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Redução da desigualdade social é tema de debate no Senado

Comentando pesquisa do Ipea, Ideli Salvatti comemora redução da pobreza e da desigualdade

Eduardo Braga comemora redução da desigualdade social no Brasil

Renan Calheiros aplaude redução de desigualdade social no Brasil

Ideli comemora resultados de pesquisas que apontam redução da desigualdade social

CCJ debate nesta quarta-feira redução da maioridade penal para 16 anos