Íris aponta a participação política como solução para desinteresse da população com as eleições



Citando reportagem da revista Veja, que traz pesquisa feita pelo Ibope e classifica a atual campanha eleitoral como a mais desanimada desde a redemocratização, a senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) disse que essa apatia da população reforça a necessidade de refundar o sistema político, tendo a ética como princípio irrevogável.

- Os dados [da pesquisa Ibope mostrada por Veja] são devastadores: seis em cada dez eleitores não votariam se não fossem obrigados. A grande maioria, cerca de 68%, afirma estar "mais ou menos", "pouco" ou "nada" interessada nas eleições. Mais do que nunca, agora a política não é apenas para os políticos, é para todos. O grande remédio é a participação política - afirmou.

A pesquisa, disse a senadora, revelou outra realidade ainda mais dramática no plano institucional e que pode comprometer de maneira irreversível o futuro do país, quando revela que 90% dos eleitores entrevistados dizem não confiar nos políticos. Outro motivo de preocupação, continuou Íris, é o índice de 18% dos eleitores que declararam à Datafolha ter a intenção de anular o voto para deputado federal. Ela assinalou que, caso se confirme o resultado da pesquisa, haverá um aumento de 500% no voto nulo em comparação às eleições de 2002, quando somente 3% dos eleitores anularam o voto.

- Este é o explosivo cenário do Brasil a um mês das urnas: a perspectiva de uma avalanche de votos nulos, um amplo desinteresse pelas eleições e o crescimento vertiginoso do descrédito nos segmentos políticos - lamentou.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse, em aparte, que encontrou a mesma apatia em viagem de 20 dias pelo Rio Grande do Sul. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que pesquisas feitas pelo seu partido mostraram que a grande maioria dos eleitores ainda não se decidiu. O senador Almeida Lima (PMDB-SE) disse que é preciso fortalecer as instituições para dar estabilidade à sociedade.

29/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


IRIS REZENDE APONTA A AGRICULTURA COMO SAÍDA PARA O BRASIL

Iris pede mais fiscalização para proteger a população de episódios como o Celobar

Dilma aponta a educação como solução para o fim da miséria

ALBERTO SILVA APONTA A VERMICULITA COMO SOLUÇÃO PARA O SEMI-ÁRIDO

Iris de Araújo aponta degradação dos valores familiares como causa da violência

Relator aponta desinteresse da sociedade por Plano Nacional de Educação