Iris de Araújo defende negociação de reforma



A disposição do governo em negociar alterações no texto original da reforma da Previdência não aponta para uma derrota da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a avaliação da senadora Iris de Araújo (PMDB-GO).

- Estas concessões significam uma vitória não do governo, dos servidores públicos ou de determinado grupo político, mas do Brasil. Pois foi para isso que todos nós lutamos:para que as grandes decisões sobre o destino do país e dos brasileiros sejam apoiadas na negociação e no entendimento - ressaltou a senadora em pronunciamento no Plenário, nesta sexta-feira (11).

A atitude dos governadores contrários à aposentadoria integral do funcionalismo, inclusive para os futuros servidores públicos, uma das principais modificações em relação à proposta de emenda constitucional enviada pelo Executivo, foi criticada por Iris e pelos senadores que a apartearam. -Derrota será se o governo recuar sob pressão dos governadores- afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS). -A palavra final tem que ser do Parlamento-.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que os governadores estão interferindo de tal forma nas decisões do Congresso Nacional, que -estão lembrando a figura nefasta dos senadores biônicos-. Valadares fez referência a reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal O Globo, segundo a qual o governo aceitou flexibilizar a receita dos orçamentos estaduais, preservando os princípios constitucionais e os recursos destinados à saúde e educação nos municípios. O senador criticou a medida que, segundo ele, permitirá que os governadores possam gastar o dinheiro em -obras eleitoreiras-.

A senadora Iris de Araújo acompanhou as críticas aos governadores. -Eles se revestem de tanto poder que se acreditam únicos e querem legislar-, disse ela. -Todo Parlamento merece respeito-. Ela também sustentou que a negociação da reforma da Previdência tem que ser feita no Congresso Nacional.



11/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris de Araújo defende prioridade para votação da reforma política

Iris de Araújo quer pressa na reforma agrária

Iris de Araújo defende investimentos públicos em agronegócio

Iris de Araújo defende valorização do empregado doméstico

Íris de Araújo defende implantação de escola em tempo integral

Iris de Araújo defende redução na taxa básica de juros