Iris homenageia Senado pelos seus 111 anos



Ao registrar que o Senado Federal está comemorando seus 111 anos, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) destacou nesta terça-feira (25) que a Casa vem cumprindo fielmente o seu papel de representante legítimo dos diversos segmentos da sociedade brasileira e de verdadeiro guardião da democracia do Brasil. Ele também falou sobre a função histórica, política e democrática do Parlamento e seu papel como representante da população.

- Sinto que hoje já existe um amplo reconhecimento, por parte dos diversos segmentos da sociedade, dos meios de comunicação social e das demais instituições, da importância do papel do Senado Federal no processo de redemocratização do Brasil e de fortalecimento das instituições democráticas - afirmou.

O senador por Goiás elogiou o papel desempenhado pela TV Senado em levar as informações da Casa para todo o território brasileiro ao transmitir - via antena parabólica, televisão por assinatura ou pela Internet - as sessões do Plenário e as reuniões das comissões permanentes e parlamentares de inquérito. Ele também citou outras formas de integração e cooperação com a comunidade, como as visitas acompanhadas por guia às instalações da Casa, incluindo o Museu do Senado Federal, que conta com um acervo de 400 telas e outras obras de artistas importantes da história brasileira.

Na opinião de Iris Rezende, o reconhecimento do trabalho realizado pelo Senado pode ser constatado de forma concreta pelo prêmio concedido à TV Senado, em abril deste ano, pela Associação Paulista de Críticos de Arte. A emissora foi considerada o melhor veículo de comunicação do ano no Brasil, na categoria utilidade pública. O senador também reconheceu a contribuição dos funcionários da Casa no desenvolvimento dos trabalhos dos parlamentares e prestou uma homenagem especial ao diretor-geral Agaciel Maia e ao secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro.

Outras iniciativas do Senado registradas por Iris Rezende foram a implantação da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), que possibilitará o aperfeiçoamento permanente dos servidores dos legislativos estaduais, municipais, federal e de países amigos, e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que atua na área de desenvolvimento dos recursos humanos do Senado, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

- Não poderia também deixar de mencionar as iniciativas culturais do Senado, através de apresentações musicais, exposições artísticas, lançamentos de livros e demais eventos, sempre promovendo uma maior integração e harmonia não apenas entre os próprios servidores do Senado Federal, como prestigiando e homenageando a própria população com um conjunto de promoções de alto nível - acrescentou o senador.

Falecimento

Ao final do seu discurso, Iris Rezende comunicou o falecimento do médico Raul Rassi, ocorrido em Goiânia. O senador registrou que o médico era um cientista da medicina que dedicou sua vida à saúde do povo goiano. Em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) associou-se às condolências prestadas à família enlutada e também cumprimentou o Senado pelos seus 111 anos.



25/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia a PUC-Minas pelos seus 50 anos

SENADO HOMENAGEIA RACHEL DE QUEIROZ PELOS SEUS 90 ANOS

Senado homenageia Universidade de Brasília pelos seus 45 anos

Senado homenageia Igreja Memorial Batista pelos seus 50 anos

Senado homenageia Igreja Memorial Batista pelos seus 50 anos

Senado homenageia TV Verdes Mares pelos seus 40 anos de fundação