Jair Rodrigues é homenageado no "Pratas da Casa" por Cássia Portugal, Wilsinho, Jambeiro e Marcos Abdo



Os 70 anos de vida e 50 de carreira do cantor Jair Rodrigues serão celebrados nesta quinta-feira (15) pela cantora Cássia Portugal, que estará acompanhada pelos percussionistas Wilsinho, Jambeiro e Marcos Kuebas, pelo cavaquinista Marco Abdo, pelo violonista Emerson Disousa e pelo acordeonista João Carlos. O show, que faz parte do projeto "Pratas da Casa", começa às 19 horas no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis.

São dois os pratas da casa que acompanharão Cássia Portugal na apresentação. Wilson Pereira de Carvalho Filho é diretor-administrativo da Secretaria de Coordenação e Execução da Diretoria-Geral. Luiz Antonio Jambeiro de Moraes é servidor da Polícia Legislativa do Senado. Os dois são percursionistas. O "Pratas da Casa" é uma iniciativa do programa Senado Cultural que tem como objetivo divulgar talentos musicais da Casa e homenagear artistas brasileiros consagrados.

Cássia Portugal nasceu no bairro carioca de Vila Isabel e cresceu ouvindo hinos de louvor, modinhas populares e canções tradicionais como "João de Barro", "Chão de Estrelas" e "Ontem ao Luar". Criança ainda, teve aulas de piano com uma tia. Adolescente, disputou festivais gospel. Cantou em corais desde os sete anos. Participou de quartetos vocais, animou festas de amigos. Aos 30, resolveu aprender a cantar com técnica.

Também fez oficinas de teatro, estudou dramaturgia e um pouco de dança. Participou de aulas de regência, teoria e harmonia. Cantou em bares, feiras, eventos particulares, igrejas e casamentos. Produziu trabalhos nos quais acreditava. Estudou piano e canto lírico e popular. No ano 2000, atuou como atriz no espetáculo 'Dança dos Signos' de Oswaldo Montenegro. Atualmente seleciona as canções que farão parte do seu primeiro CD.

Wilsinho, que trabalha no Senado desde 1984, começou a tocar tamborim e agogô aos nove anos de idade, influenciado pelo ritmo das escolas de samba do Rio de Janeiro. Aos 13, já acompanhava, na percussão, seus pais e tios nas serestas da família. Hoje o seu instrumento principal é o pandeiro. Marco Abdo aprendeu a tocar cavaquinho por conta própria, através de muito estudo e pesquisa. Depois disso, resolveu se aperfeiçoar estudando técnica e evolução com os professores Evandro Barcelos e Hamilton de Holanda.



13/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jair Rodrigues e Luiz Gonzaga são os homenageados de Nélson Oliveira e Anne Evans no "Pratas da Casa"

Cássia Portugal pede mais 'olhares oficiais' para a cultura brasileira

Música: Jair Rodrigues e Osvaldinho da Cuíca são convidados do Guri Febem em Concerto II

Virada Cultural Paulista traz o samba de Dona Ivone Lara e Jair Rodrigues

Febem: Jair Rodrigues e Osvaldinho da Cuíca são convidados do Guri Febem em Concerto

Febem: Jair Rodrigues e Osvaldinho da Cuíca são convidados do Guri Febem em Concerto