Jarbas Vasconcelos defende Comissão da Verdade e pede apuração de assassinato de David Capistrano




Ao comentar em Plenário, nesta segunda-feira (24), artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, sobre o assassinato pela ditadura militar do dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), David Capistrano, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) defendeu a aprovação do Projeto de Lei da Câmara 88/11 que cria a Comissão Nacional da Verdade. Ele pediu também a apuração do crime mencionado pela Folha.

O projeto foi aprovado com parecer favorável do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e será analisado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde terá relatório do senador Paulo Paim (PT-RS).

Pelo texto, a Comissão da Verdade, que funcionará no âmbito da Casa Civil, terá, de acordo com Jarbas Vasconcelos, a finalidade de examinar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas pela ditadura militar no período de 1964 e 1988.

Com relação ao assassinato de David Capistrano, o parlamentar considerou fundamental priorizar as investigações sobre o crime para que o Brasil possa esclarecê-lo de forma definitiva, juntamente com centenas de outros casos ocorridos durante o regime ditatorial.

- Esses episódios representam páginas incompletas da história do Brasil, representam um período sombrio, no qual a barbárie foi patrocinada pelo Estado, os abusos e o desrespeito dos Direitos Humanos tomaram proporções assustadoras - disse.

Em aparte, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Jarbas Vasconcelos, declarando que o "episódio horripilante", narrado pela Folha, deixa marcas no país, devendo ser apurado.



24/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá pede apuração de assassinato de sindicalista

SUPLICY PEDE APURAÇÃO DE ASSASSINATO DE FOTÓGRAFO NO PARÁ

Heloísa Helena pede apuração de assassinato do prefeito de Campinas

Antero pede ao Senado apoio na apuração do assassinato de seu primo

Sarney pede apuração de denúncia de Jarbas

Sarney pede apuração de denúncia de Jarbas