Jarbas Vasconcelos faz criticas ao governo e defende Lei de Responsabilidade Fiscal



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) criticou, em discurso nesta segunda-feira (11), a atuação do governo do PT em relação ao rigor fiscal, fazendo, ao mesmo tempo, uma defesa da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei 101/2000).

Jarbas Vasconcelos afirmou que a LRF é “o terror do mau administrador” e uma das conquistas do país na área econômica, juntamente com as metas de inflação e câmbio flutuante. A LRF, disse o senador, "é o principal instrumento regulador das contas públicas do país". Entre os principais pontos da lei, o senador apontou os limites no gasto com pessoal, a proibição de excessos no último ano dos mandatos do Executivo, a obrigação de compromissos com metas fiscais e apresentação de demonstrativos das metas ao Legislativo e à sociedade.

O parlamentar lamentou que, desde a aprovação da lei, ela venha sendo atacada pelo PT e por alguns de seus aliados. O PT, disse o senador, tem tentado “mexer” na LRF e vem “repetidamente violentando a LRF” para “trazer de volta a inflação”.

Jarbas Vasconcelos lembrou que antes da estabilidade, conseguida com o Plano Real (1994), estados e municípios eram sócios da inflação, pois o poder público podia recorrer à correção monetária. Com a estabilização, "essa droga” parou de fluir. Para o senador, flexibilizar a LRF é premiar o mau gestor. Ele frisou que é senso comum entender que o déficit crescente compromete a gestão governamental.

- Populismo fiscal é caminho certo para levar União, estados e municípios à bancarrota – alertou.

Na avaliação do senador, o que prevalece na gestão petista é o objetivo populista e eleitoreiro. Ele disse que a presidente Dilma Rousseff só pensa na reeleição, viajando o país todo “a custo do contribuinte”.

O senador também criticou o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral, que "ficam calados” diante da situação.

Jarbas Vasconcelos disse que a “gerentona de ficção” colocou a Petrobras em situação de dificuldade e não vê a realidade da inflação. Ele também cobrou do Legislativo que se pronuncie sobre os limites de endividamento.

O parlamentar ainda criticou o repasse de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para estados e municípios que estão inadimplentes e o endividamento da prefeitura paulista, comandada pelo petista Fernando Haddad.

- Não há como acreditar que esse governo se preocupa com os ajustes das contas públicas. Como integrante da oposição, cabe a mim alertar – declarou o senador.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o discurso do colega. Ele também defendeu a LRF e disse que a estabilidade monetária é o principal instrumento de distribuição de renda.



11/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos alerta para riscos de flexibilizar Lei de Responsabilidade Fiscal

Jarbas Vasconcelos faz duras críticas ao governo de Dilma Rousseff

Jarbas Vasconcelos mantém críticas feitas ao PMDB

Romero Jucá defende governo Lula após discurso de Jarbas Vasconcelos

Jarbas Vasconcelos apoia críticas de Joaquim Barbosa a políticos

Sarney rebate críticas de Jarbas Vasconcelos a ofício encaminhado ao Ministério da Justiça