Jardim Botânico de São Paulo comemora 80 anos



Comemoração será marcada por lançamento de livro e exposição de fotos antigas

Um jardim botânico tem um papel que transcende o espaço de contemplação e lazer. Mais do que isso, constitui um importante centro de conservação da biodiversidade e de pesquisa científica. É o caso do Jardim Botânico de São Paulo que, em 2008, completa 80 anos de existência, oferecendo atrativos como a coleção de orquídeas, plantas nativas e exóticas e trilhas, além de realizar estudos sobre sistematização da flora, fisiologia de plantas, conservação e outros.

Para marcar seus 80 anos, amanhã, 08.11, a população de São Paulo poderá visitar o Jardim Botânico, gratuitamente, e participar da inauguração da nova entrada do parque, do lançamento de um livro comemorativo e da entrega da obra de revitalização do Córrego Pirarungáua.

Revitalização do Córrego Pirarungáua:

O Jardim Botânico de São Paulo reabre neste sábado, 08/11, seu portão principal para visitantes, a chamada “Portaria 1”, na Av. Miguel Stéfano, 3031 – Bairro Água Funda, que esteve fechada nos últimos meses, para as obras de revitalização do Córrego Pirarungáua, um dos formadores do Riacho do Ipiranga e cuja nascente encontra-se dentro dos limites do Jardim.

Os visitantes terão uma bela surpresa: a “Alameda Fernando Costa”, logo depois da entrada, e que dá acesso ao Museu Botânico, foi totalmente reformada, teve seu calçamento retirado e deu lugar a um bonito “deck” de madeira, com 240 metros de comprimento, que acompanha o córrego, ladeado majestosamente pelos jerivás plantados na década de 40.

O Córrego Pirarungáua começou a ser revitalizado em março de 2007. O projeto de revitalização contemplava as obras que trouxeram à luz as águas que corriam por um canal subterrâneo construído em 1940, sem muita tecnologia, com paredes de tijolo e uma laje embaixo. Hoje, a obra atendeu os princípios estabelecidos no Plano de Manejo do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que fornece diretrizes para recuperação dos corpos d’água do Parque.

A revitalização ocorreu em função de um trecho da Alameda Fernando Costa, que cobria o córrego, que cedeu e foi constatado por técnicos que o local estava condenado por inteiro, do ponto de vista estrutural. O local foi aberto, canalizado e construído um novo trecho. Em seguida, foi feito um estudo pela equipe do Jardim Botânico e o projeto realizado. O calçamento foi retirado e a recuperação das margens do Pirarungáua foi iniciada permitindo que o córrego voltasse a correr a céu aberto.

As obras, incluindo a construção do deck de madeira de eucalipto de reflorestamento, tratado para suportar intempéries, foi orçado em 1 milhão e 400 mil reais. A fila de jerivás, plantados na década de 40 por Frederico Carlos Hoehne, criador do Jardim Botânico, permaneceu e continua dando o caráter monumental à entrada do parque. A revitalização abrangeu a regeneração e paisagismo das margens do córrego, com utilização de espécies da Mata Atlântica retiradas de locais por onde passará o trecho sul do Rodoanel. E o corredor de entrada foi, ainda, todo adaptado para permitir a acessibilidade de pessoas com problemas de locomoção.

A proposta tem duas questões importantes. A primeira é a recuperação do próprio Riacho do Ipiranga e a segunda a regeneração das margens com a vegetação do parque possibilitando ao visitante o caminhar ao longo do Córrego por jardins da Mata Atlântica.

Lançamento do Livro

Na publicação “Do Éden ao Éden – jardins botânicos e a aventura das plantas”, da Editora Senac, os pesquisadores Gil Felippe e Lílian Penteado Zaidan se propõem descrever todas as belezas e curiosidades encontradas nos diversos jardins botânicos espalhados pelo mundo. O lançamento marcado para amanhã, sábado, 8/11, às 13 horas, acontecerá no Jardim Botânico de São Paulo, na Avenida Miguel Stéfano, 3.031, no Bairro da Água Funda, na Zona Sul da Capital. O livro, com 322 páginas fartamente ilustradas, estará à venda por R$ 80,00.

A publicação traz informações e curiosidades sobre 25 dos principais jardins botânicos do mundo, entre os quais os de São Paulo e do Rio de Janeiro. O destaque é o de Kew, em Londres, considerado o maior e o mais importante do mundo, possuindo em sua coleção a planta conhecida como flor-cadáver ou língua-do-diabo, considerada a maior flor do mundo, medindo até três metros, originária da Ásia, cuja característica é o odor fétido que exala, podendo ser sentido a até um quilômetro de distância.

O leitor passeia ainda pelos principais jardins europeus, americanos e asiáticos, como os de Berlim, Edimburgo, Amsterdã, Paris, Pisa, Bolonha, Chelsea, Oxford, Harvard e Bogor. O título do livro faz uma referência aos jardins do Éden e ao Projeto Éden, na Cornualha, no Reino Unido, criado em 2001, desenvolvendo uma concepção vanguardista para atrair o público e exaltar a conservação ambiental, o uso consciente da terra e um futuro sustentável para a humanidade.

A Exposição

Quem visitar o Jardim Botânico amanhã, 08.11, poderá admirar uma exposição de fotografias antigas, da década de 20 até o ano de 2008, que conta, através das imagens divididas por décadas, a evolução do Jardim Botânico de São Paulo.

Programação:

“80 anos de Jardim Botânico e Conclusão da Revitalização do Córrego Pirarungáua”
Data: 08/11/2008 – Av. Miguel Estéfano, 3.031 – água Funda – São Paulo.
09 horas - Abertura do Parque para o evento comemorativo – entrada franca.
10h30 – Apresentação da Banda Militar do Estado e Abertura da Exposição de Orquídeas.
12 horas – Início da Solenidade Oficial – Inauguração da nova entrada, Portão 1, e revitalização do Córrego Pirarungáua - Execução do Hino Nacional Brasileiro – pela Banda Militar do Estado.
12h00 – Apresentação dos Trovadores Urbanos.
12h30 – Lançamento do Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo dos 80 anos do Jardim Botânico.
13h00 – Lançamento do livro “Do Éden ao Éden – jardins botânicos e a aventura das plantas” com a presença do Secretario Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, da Diretora do Instituto de Botânica,Vera Bononi e da Diretora do Jardim Botânico, Lilian Zaidan.
12h30 às 14h00 – Apresentação do “Quarteto de cordas”.
14h00 às 15h45 – Apresentação do Conjunto “Entre Parentes”.

Da Cetesb



11/08/2008


Artigos Relacionados


Jardim Botânico comemora 85 anos e inaugura novo herbário

Jardim Botânico do RJ comemora recuperação de áreas

Jardim Botânico de São Paulo tem oficinas educativas

Jardim Botânico de São Paulo recebe campanha pelo Desmatamento Zero

Meio Ambiente: Jardim Botânico de São Paulo é contemplado por projeto itinerante

Meio Ambiente: Jardim Botânico de São Paulo é contemplado por projeto itinerante