Jayme Campos apresenta projeto que prevê voto de censura a diretores de agências reguladoras



O senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (29), o encaminhamento à Secretaria Geral da Mesa de projeto de lei de sua autoria que altera dispositivos do principio de estabilidade dos diretores das agências reguladoras. De acordo com a proposta, os dirigentes estariam sujeitos perder seus mandatos na hipótese de aprovação de um voto de censura por dois terços dos senadores.

- Este mecanismo vai restituir a importância política da Câmara Alta do Congresso Nacional, que tem o ônus de aprovar as indicações do Executivo, mas não possui em contrapartida, a prerrogativa de afastá-los quando não desempenham a contento suas funções - justificou.

Em seu pronunciamento, Jayme Campos ressaltou a necessidade de o Senado Federal exercer um controle mais rigoroso das agências reguladoras, sobretudo em razão deo modelo destas entidades ter se tornado, atualmente, motivo de aflição para a sociedade e um problema de natureza institucional para o governo.

Na avaliação do senador, as agências reguladoras, da forma como estão, "se transformaram em feudos, encastelados numa legislação anacrônica e antiquada, que cria vários elementos corporativos internos e assume poucos compromissos com a comunidade".

29/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Hartung prevê perda de mandato de diretores de agências reguladoras

Aprovado projeto que prevê auditoria periódica do TCU nas agências reguladoras

Aprovadas indicações de diretores para agências reguladoras

CCJ vota mudanças em indicação e exoneração de diretores de agências reguladoras

INFRA-ESTRUTURA APRECIA RECONDUÇÃO DE DIRETORES DE AGÊNCIAS REGULADORAS

"QUARENTENA" PARA DIRETORES DE AGÊNCIAS REGULADORAS GERA DEBATE