Jayme Campos pede aprovação de novas varas da Justiça do Trabalho em Mato Grosso




Em discurso nesta terça-feira (24), o senador Jayme Campos (DEM-MT) pediu aos parlamentares que aprovem o PLC 22/11, que cria varas da Justiça do Trabalho na área do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 23ª Região, com jurisdição em Mato Grosso.

Para o senador, o aquecimento da economia em seu estado, impulsionada pelo agronegócio, resulta na ampliação do mercado de trabalho e no crescimento do número de demandas na justiça trabalhista.

- Todo esse desenvolvimento aquece a economia, estimulando a produção e o consumo, o que traz consigo considerável ampliação do mercado de trabalho e, consequentemente, multiplica as relações laborais nos diversos segmentos da atividade rural e urbana - observou.

Segundo Jayme Campos, as demandas envolvendo questões trabalhistas exigem cautela, e a instalação de mais varas preveniria o acúmulo de processos e viabilizaria a estrutura necessária para garantir a prestação jurisdicional.

O PLC 22/11 cria cinco varas da Justiça do Trabalho no interior do Mato Grosso, nas cidades de Campo Novos dos Parecis, Juara, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande. Para suprir a nova estrutura, cria também cinco cargos de juiz do trabalho, cinco cargos em comissão, 62 cargos de servidores efetivos e 41 funções comissionadas.

O parlamentar acrescentou que há outro projeto para instalação de varas do trabalho no estado aguardando votação no Plenário da Câmara. Ele citou a importância de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que institui a padronização da estrutura organizacional e de pessoal dos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus e que fixa número mínimo e máximo de servidores lotados em gabinetes e varas e de funções comissionadas e cargos em comissão.

24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Justiça do Trabalho em Mato Grosso terá seis novas varas

Jayme Campos anuncia aprovação de projeto de federalização de estradas do Mato Grosso

Jayme Campos lamenta morte de procurador de Justiça do Mato Grosso

Jayme Campos pede fim da insegurança no Mato Grosso

Jayme Campos elogia aprovação de projeto que pode resolver conflito fundiário no Mato Grosso

Jayme Campos pede federalização de estrada no Mato Grosso