Jayme Campos se defende de acusação de crime ambiental



O senador Jayme Campos (DEM-MT) disse nesta quarta-feira (23) que está sendo vítima de ações que visam a constrangê-lo por ter se posicionado contra "a ação truculenta" adotada no norte do Mato Grosso pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Segundo Jayme Campos, o Ibama autuou uma fazenda sua sem maiores explicações e até agora não respondeu à defesa apresentada por ele.

O senador pelo DEM contou que a informação de que a fazenda seria autuada foi passada aos jornais antes da ação do Ibama. Agora, depois de assumir presidência da Comissão Externa de Riscos Ambientais do Senado, Jayme Campos diz que está sendo atacado por meio de acusações injuriosas.

- A princípio, fiquei calado, mas não aceitarei tais injúrias - avisou o senador, que requereu ao Ibama ter seu caso apreciado de maneira célere, de modo a que não pairem dúvidas sobre sua condição política ou atuação parlamentar.

Jayme Campos disse ter convicção de sua inocência, mas prometeu agir "no sentido estrito da lei", caso o Ibama entenda de forma diferente. De todo modo, o senador manifestou seu desejo de que os debates realizados na comissão apontem caminhos para que nem o meio ambiente, nem a dignidade da população sejam "devastados pela incúria e pela intolerância de organismos ditos responsáveis pela conservação ambiental".

Jayme Campos fez também um relato das visitas realizadas pela comissão, na semana passada, a localidades afetadas pela operação Arco de Fogo, empreendida pelo Ibama, pela Polícia Federal e pela Força Nacional para combate a exploração ilegal de madeiras.

- O que presenciei no município de Tailândia, no Pará, me comoveu. Vi mulheres e crianças aguardando ansiosamente por uma palavra de conforto ou uma notícia de alento para uma população acuada pelo desemprego e ameaçada pela fome - disse.



23/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos defende a criação de fundo ambiental

Jayme Campos defende equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento

Jayme Campos é eleito presidente da comissão externa de "risco ambiental"

Jayme Campos apresenta projeto de lei para incentivar controle ambiental

Jayme Campos defende alteração da PEC dos vereadores

Jayme Campos defende reivindicações municipalistas