JEFFERSON PÉRES ADMITE QUE O PAÍS VAI PARA A RECESSÃO



Ao analisar hoje (dia 10) o pacote fiscal anunciado pelo governo "para conseguir um reforço de caixa de US$ 20 bilhões", o senador Jefferson Péres (PSDB-AM) afirmou que a recessão vem aí. "É claro que isso vai jogar o país numa recessão. Ninguém se iluda", frisou ele, acrescentando que "a duração disso ninguém sabe qual será, pois vai depender da duração da crise no exterior".

- Vamos nos preparar para dias não muito alegres - aconselhou o senador, afirmando que o Brasil assemelha-se a um navio de boa construção e enorme potencial, mas com dois enormes rombos no casco: o rombo das contas externas e o rombo das contas públicas.

Jefferson Péres explicou que o país não resistiria a turbulências vindas do Oriente ou do Ocidente e, sem o ajuste fiscal, correria sério risco de naufrágio. "O governo fez o que deveria ser feito. No conjunto, a redução do déficit público tinha de ser feita e já", sustentou.

Ao examinar a crise dos últimos dias, o senador afirmou que, depois da brusca elevação da taxa de juros que não conseguiu conter a inquietação do mercado, o governo tinha que adotar medidas na área fiscal. "Havia um motivo imediato, urgente e dramático, e o governo tinha que sinalizar que estava disposto a defender o Plano Real", disse ele, para ensinar: "Ainda não se descobriu a cura indolor do déficit fiscal".

Na opinião de Jefferson Péres, na adoção dessas providências, foi fundamental o governo demostrar que interesses eleitorais não o impedirão de executar medidas impopulares e amargas. O senador criticou as oposições por apostarem na crise, comentando que preferia vê-las comportando-se como fizeram os oposicionistas na Argentina. Considerou também inexplicável que economistas do PT defendam idéias que inviabilizariam um governo dos próprios petistas, caso eles cheguem ao poder.



10/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres prevê recessão com alta dos juros

Jefferson Péres admite ser candidato à presidência do Senado

Garibaldi admite equívoco ao atender pedido da viúva de Jefferson Péres

Para José Sarney, Jefferson Péres fará muita falta ao Senado e ao país

JEFFERSON PÉRES: "SAÚDE NO PAÍS É MOTIVO DE INDIGNAÇÃO PERMANENTE"

Jefferson Péres quer Senado como centro das discussões do país