Jefferson Péres deverá relatar proposta de mudança do IR na CAE



O senador Paulo Hartung (PSB-ES) anunciou nesta quinta-feira (13) que o senador Jefferson Péres (PDT-AM) deverá ser indicado pelo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), para relatar o substitutivo da Câmara a projeto de autoria de Hartung que atualiza as tabelas do Imposto de Renda.

Hartung considerou que não passam de boatos as notas que vêm sendo publicadas pela imprensa sobre uma possível disposição do presidente Fernando Henrique Cardoso de vetar a proposta, caso o Senado também a aprove. Ele disse basear-se no fato de a votação da proposta na Câmara ter sido precedida de um amplo acordo, envolvendo as lideranças dos partidos que integram a base de sustentação do governo (PSDB,PFL,PMDB,PTB e PPB) e o Bloco Oposição (PT, PDT e PSB), entre outros.

- Tenho certeza de que o presidente vai sancionar o projeto, porque essa matéria não é fruto da vaidade de nenhum partido, mas reflete a pressão legítima da sociedade que paga imposto mas não quer pagar nenhum confisco - afirmou.

As mudanças inseridas na tabela do IR não são as ideais, na avaliação de Hartung. Ele considerou que o que a Câmara aprovou e o Senado deverá examinar a partir da próxima semana representa um avanço, principalmente para a classe trabalhadora, "a mais onerada com o congelamento que já durava seis anos". O autor do projeto admitiu, no entanto, que o conjunto da sociedade brasileira anseia por uma reforma capaz de introduzir os critérios de uma tabela com alíquotas progressivas, de modo a promover a distribuição de renda no país.

13/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres vai relatar terceira representação contra Renan

Casagrande sugere Jefferson Péres para relatar representação contra Renan

Casagrande sugere Jefferson Péres para relatar representação contra Renan

Jefferson Praia deverá assumir a vaga de Jefferson Péres

Conselho de Ética deverá ser batizado de "Jefferson Péres"

JEFFERSON PÉRES: GOVERNO DO PSDB DEVERÁ UNIVERSALIZAR ENSINO BÁSICO DE QUALIDADE