Jefferson Péres levanta hipótese de intervenção federal no Rio de Janeiro



Os sucessivos e freqüentes episódios de violência urbana registrados no Rio de Janeiro levaram o senador Jefferson Péres (PDT-AM) a questionar se já não seria hora de fazer uma intervenção federal no estado. Na sua opinião, os conselhos da República e de Defesa deveriam ser convocados para avaliar essa possibilidade, não em uma perspectiva de ação violenta, enfatizou o senador, mas de saneamento do aparelho policial, de desmonte das quadrilhas de narcotraficantes e de contrabando de armas, e de montagem de um serviço de inteligência.

Para Jefferson Péres, a intervenção não representaria a cassação do mandato da governadora Rosinha Matheus, que foi eleita e, portanto, tem legitimidade para exercer o cargo. Levaria apenas ao seu afastamento temporário, por um ou dois anos, até que as medidas propostas fossem implementadas. Segundo advertiu, hoje o crime organizado atua no Rio de Janeiro como um poder paralelo ao do estado.

- É um câncer que está reduzindo a cidade a uma espécie de símbolo da desigualdade social e de suas seqüelas - afirmou. Jefferson Péres observou ainda que os poderes da República não podem ficar alheios ao que acontece no Rio, a seu ver uma cidade emblemática, que deveria ser declarada patrimônio da humanidade, e cujo povo representa a síntese da alma nacional.



01/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres volta a defender intervenção temporária no Rio de Janeiro

Sérgio Cabral contesta Jefferson Péres e diz que o Rio não precisa de intervenção federal

Jefferson Péres protesta contra violência no Rio de Janeiro

Garibaldi Alves: Jefferson Péres era um dos sustentáculos do Senado Federal

JEFFERSON LEVANTA DÚVIDA SOBRE COMPETÊNCIA DA ANA

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia