Jefferson Praia defende investimentos em ciência e tecnologia na Amazônia



A "grande fórmula" para o desenvolvimento da Amazônia Legal envolve conhecimento, pesquisa e socialização de informações, visando ao melhor uso possível dos recursos naturais da região - ou seja, com a geração de emprego, renda e a preservação do meio ambiente. Para viabilizar todo esse processo, são fundamentais os investimentos em ciência e tecnologia. Foi o que declarou, nesta terça-feira (8), o senador Jefferson Praia (PDT-AM).

- Temos de incentivar as pesquisas nesse setor para conhecer melhor a Amazônia Legal - disse ele, referindo-se à região que abrange Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Ao avaliar a situação dos investimentos em ciência e tecnologia na região, Jefferson Praia citou um estudo da Consultoria do Senado, realizado a seu pedido. Entre os diversos itens abordados nesse documento estão os Fundos Setoriais - fundos que financiam pesquisas na área de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I;), que, em alguns casos, "guardam estreita relação com a região amazônica", como o Fundo Setorial da Amazônia (CT-Amazônia) e o Fundo Setorial de Biotecnologia (CT-Biotecnologia).

O estudo também menciona projetos de lei sobre ciência e tecnologia que tramitam no Congresso Nacional, como o PLS 250/06, apresentado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Essa proposta autoriza a União a participar, minoritariamente, do capital de empresas que desenvolvam projetos científicos ou tecnológicos visando à comercialização de produtos ou processos inovadores.



08/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia saúda 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Jefferson Praia registra conferência de tecnologia sobre a Amazônia

Jefferson Praia diz que mineração na Amazônia exige alta tecnologia para proteger meio ambiente

Jefferson Praia defende produtores agrícolas da Amazônia

Jefferson Praia defende a adoção de projetos de curto prazo na Amazônia

Jefferson Praia defende preservação ambiental conjugada com melhores condições de vida para moradores da Amazônia