Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres



O senador Jefferson Praia (PDT-AM), autor do requerimento em homenagem ao senador Jefferson Péres, a quem substituiu logo após sua morte em 23 de maio de 2008, destacou em seu discurso o legado ético do parlamentar e o que chamou de "ideias-força", entre as quais destacou a necessidade da reforma política e a de um projeto de nação para o Brasil.

Jefferson Praia pediu também a aprovação de projeto de resolução (PRS 27/08) do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) que dá o nome de Jefferson Péres ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.

O senador agradeceu o esforço empreendido pela gráfica do Senado e pela Secretaria Especial de Editoração e Publicação, que reuniu discursos, artigos e ensaios sob o título de Pensamento de Jefferson Péres.

- Meu objetivo foi encorajar os que o conheceram a refletirem sobre sua grandeza humana e a darem prosseguimento as suas lutas e, por outro lado, incentivar os que não tiveram essa oportunidade - em especial os mais jovens - a estudarem a trajetória de um homem exemplar, que iluminou a vida pública brasileira e encharcou de luz este Plenário - disse.

Para o senador, preservar o legado político de Jefferson Peres é um dever para com as gerações futuras. Ele ressaltou que o ex-senador foi fiel aos seus ideais, ao longo de sua vida, por meio da palavra e do exemplo.

Ética na política

Outro eixo do pensamento de Jefferson Péres, salientou o senador, traduziu-se em proposta que disciplinava as viagens de parlamentares ao exterior. Segundo o senador, Jefferson Péres dizia que sua mera aprovação formal em Plenário dava margem ao arbítrio e a erro de julgamento e propunha a adoção de critérios impessoais para sua realização. Também manifestou-se contrariamente às ajudas de custo recebidas pelos senadores para as convocações extraordinárias, por considerar obrigação dos parlamentares analisar as matérias durante as sessões ordinárias. Além disso, acrescentou, era enfático em seu posicionamento contrário ao excesso de medidas provisórias editadas pelo Executivo, a que chamava "despotismo das MPs", denominando os partidos políticos de "trampolins ou plataformas para negociações fisiológicas".

A ética na política, na opinião do senador, deveria ser introduzida como disciplina nos currículos escolares, e o tema deveria mobilizar não somente a elite política, mas grandes empresários, formadores de opinião e demais membros da sociedade.

Outra ideia fundadora de Jefferson Péres, destacada pelo parlamentar, foi a necessidade de uma administração pública eficiente e a serviço do contribuinte, como forma de combater a corrupção nos três níveis de governo e diminuir as desigualdades sociais. O parlamentar pelo Amazonas lembrou que, para Jefferson Péres, havia uma crise ética do Estado brasileiro, que ele considerava "inchado e perdulário". Além disso, acreditava que faltava ao país um projeto de nação e, como desdobramento, uma política nacional de segurança pública, a ser articulada entre os diferentes entes federativos.

Meio ambiente

Uma das ideias-força de Jefferson Péres, lembrou Jefferson Praia, exposta em projeto de sua autoria sobre a proteção dos recursos naturais da Amazônia, referia-se ao papel decisivo da Zona Franca de Manaus. Jefferson Péres criticava o modelo de exploração predatória da Amazônia que não beneficiava a população local e propunha transformar 80% de seu território em área de proteção ambiental.

Ele acreditava que o estado era credor do governo federal e se manifestava contrário àqueles que julgavam que a isenção de impostos da Zona Franca cobria os custos dos investimentos feitos pelas indústrias de grande porte. Ele acreditava que o saldo de R$ 400 milhões anuais que deveriam retornar ao estado, devido ao R$ 1 bilhão em impostos pagos anualmente, deveria ser cobrado do governo na forma de proteção ambiental.

Conforme o senador, a maior ameaça à integridade da Amazônia, na avaliação de Jefferson Péres, não era a cobiça internacional, "mas sim o descaso secular" da sociedade e do governo brasileiros em face dos problemas e das potencialidades da região.



26/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Virgílio destaca legado ético deixado por Jefferson Péres

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres

Jefferson Praia deverá assumir a vaga de Jefferson Péres

Suplente de Jefferson Péres aponta respeito ao próximo como maior legado do senador

Jefferson Praia destaca resultados do Pólo Industrial de Manaus