João Alberto propõe criação da Universidade Federal de Bacabal



O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) propôs a criação da Universidade Federal de Bacabal, no Maranhão, pelo Poder Executivo. O projeto tramita na Comissão de Educação em caráter terminativo. Se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados, a não ser que pelo menos nove senadores apresentem recurso para exame da proposta em Plenário.

João Alberto explica que uma instituição de ensino superior gratuito e de qualidade em Bacabal atenderia aos jovens que já trabalham e desejam dar continuidade aos seus estudos, mas não dispõem de recursos para pagar a mensalidade de uma faculdade particular.

Além disso, o senador destaca que uma qualificação profissional que gere conhecimento e inovação tecnológica ajudaria Bacabal a se desenvolver e a oferecer melhor qualidade de vida à sua população.

De acordo com João Alberto, Bacabal é uma das cidades mais importantes do Maranhão. A região, além de Bacabal, tem outros onze municípios e população total de 233.816 pessoas, sendo que Bacabal, a 236 quilômetros da capital São Luís, tem 91.823 habitantes. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bacabal possuía, em 2000, 27.953 alunos matriculados no ensino fundamental e 5.085 no ensino médio.



02/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Alberto registra 81º aniversário de Bacabal

João Alberto celebra aniversário de Bacabal (MA)

João Alberto Souza saúda os 86 anos da cidade de Bacabal (MA)

João Pedro propõe criação de universidade internacional na Amazônia

João Durval pede criação de universidade federal no Sul da Bahia

Mão Santa propõe criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba