João Pedro pede voto de aplauso para o Incra por seus 37 anos



O senador João Pedro (PT-AM) apresentou há pouco em Plenário requerimento solicitando voto de aplauso ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pela passagem de seu 37º aniversário de fundação, na segunda-feira (9).

O parlamentar recordou que a autarquia federal tem como missão prioritária, desde sua criação, a realização da reforma agrária, a manutenção de cadastro nacional de imóveis rurais e a administração das terras públicas da União. E destacou que o Incra tem papel fundamental na execução de políticas públicas "que possam construir cidadania no campo brasileiro".

De acordo com o parlamentar pelo Amazonas, o Incra incorporou, nos últimos anos, como prioridade a adoção de um modelo de assentamento com a concepção de desenvolvimento territorial, sustentável. O objetivo, registrou, é implantar modelos compatíveis com as potencialidades e os biomas de cada região do país, além de fomentar a integração espacial dos projetos.

Outro objetivo do órgão, conforme João Pedro, é equacionar o passivo ambiental existente, recuperar a infra-estrutura e possibilitar o desenvolvimento sustentável dos mais de cinco mil assentamentos.

O parlamentar explicou que a reforma agrária é entendida como uma série de medidas que promovam melhor distribuição de terras, por meio de modificações no regime de posse e uso para atender ao princípio de justiça social, desenvolvimento sustentável e aumento da produção.

- O Incra tem o papel fundamental da justiça social, principalmente na Amazônia, onde as políticas públicas sempre chegam depois.

João Pedro acrescentou que, hoje, o Incra muda sua estratégia e sua forma de execução, deixando de ser o órgão que faz a colonização e a reforma agrária para ser aquele que pode executar políticas públicas compatibilizando a questão ambiental, a vida, o trabalhoe a produção das populações ribeirinhas da Amazônia.

O senador enalteceu o trabalho da atual direção do Incra que, segundo ele, vem realizando uma reforma agrária de qualidade com preocupação ambiental. Reconheceu melhorias como a implantação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a educação no campo e programas de política agrícola, porém reafirmou a necessidade de maiores avanços.

- É preciso avançar mais: a injustiça social, a falta de democratização das terras no Brasil sempre excluiu o pequeno trabalhador, opequeno proprietário, o posseiro. O Estado concentrou as chamadas terras da União que precisam ganhar destinação democrática - exigiu.

Greve

João Pedro parabenizou os servidores do órgão de norte a sul do país, em greve há mais de dois meses, por seu trabalho junto aos trabalhadores rurais, pequenos proprietários e posseiros nos lugares mais distantes do país.

- É fato que um dos pontos da pauta de reivindicação é a diferença salarial entre as várias autarquias que compõem a máquina estatal brasileira. Os servidores reclamam da diferença salarial, pois têm os piores salários das autarquias existentes - disse o senador, que pediu um entendimento entre o governo, a direção nacional do Incra e os servidores.

10/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro pede voto de aplauso a FHC por seus 80 anos

Mão Santa pede voto de aplauso a juiz aposentado do Piauí pelos seus 80 anos

Arthur Virgílio pede voto de aplauso ao maestro amazonense Nivaldo Santiago pelos seus 80 anos

João Pedro propõe voto de aplauso ao jornal A Crítica

Senado aprova voto de aplauso a Pitanguy por seus 80 anos

João Pedro apresenta voto de aplauso ao Instituto Brasileiro de Museus