Jogo virtual alerta jovens sobre os malefícios do tabaco



Game aborda a cultura do tabaco e os malefícios que a atividade proporciona tanto ao meio ambiente como aos agricultores

 

Com o objetivo de conscientizar os jovens sobre os malefícios do cigarro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) lançou nessa quinta-feira (18) o game “Agentes da Saúde por um Mundo sem Tabaco”. O jogo apresenta desde as etapas de produção até sua comercialização. A ideia é proporcionar o inovado instrumento, principalmente, a jovens entre 10 e 14 anos.

De acordo com o órgão, o game aborda a cultura do tabaco e os malefícios que a atividade proporciona tanto ao meio ambiente como aos agricultores. O grande destaque são as doenças causadas aos fumantes e a venda de cigarros com aromas e sabores comercializados para o público jovem.

O jogo foi desenvolvido pelo programa HTML 5, e é financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Ele ficará hospedado no site do Inca para todas as plataformas de acesso à internet.

O lançamento do jogo ocorreu no Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai até domingo (21) em todo o País.

 

Como jogar

O jogo é dividido em diversas fases. Os jogadores podem acompanhar a cadeia produtiva do tabaco, desde a plantação até a venda. Na primeira parte, são apresentadas as fases de produção no campo, com a participação dos agricultores.