Jorge Viana afirma que recompor áreas desmatadas é o grande debate sobre o Código Florestal



O grande debate que envolve o novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), e a Medida Provisória (571/2012) que altera a lei, é se o Brasil vai recompor as florestas, que ao longo dos anos foram desmatadas. Essa é a avaliação do senador Jorge Viana (PT-AC), durante a audiência pública no Senado nesta terça-feira (26).

De acordo com ele, o maior problema do produtor, não é o novo Código, mas sim a insegurança jurídica que caminha com ele. O senador destacou a importância de se achar um meio termo, para que se possa “virar essa página”.

- O Brasil tem que ser o país de maior produção agrícola, nas próximas décadas, com mais produtividade e respeito às regras ambientais. Mas a gente recompor é um discurso que não se mantém. Nós temos 190 milhões de cabeças de gados, e somos o único país que podemos ter mais cabeças em menos áreas – ressaltou o senador, que destacou a importância de sair, da comissão, um resultado balizador para os plenários do Senado e da Câmara.

Já a senadora Ana Amélia (PP-RS), questionou como serão tratadas as áreas de preservação permanente em áreas urbanas, e como o ministério das Cidades pretende buscar a preservação nas metrópoles. Para ela, é preciso debater o assunto, pois são áreas muito afetadas com catástrofes naturais.

Outra preocupação levantada pela senadora, foi com a retomada de 8 princípios vetados pela presidente, que se incorporados ao texto podem trazer insegurança jurídica. A audiência é promovida pela Comissão Mista que examina a MP que trata do Código Florestal, antes de votação da matéria nos plenários da Câmara e do Senado.

Mais informações a seguir



26/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana: ruralistas radicais cometeram grande erro com Código Florestal aprovado na Câmara

Debate aberto ajudará a aperfeiçoar Código Florestal, prevê Jorge Viana

Jorge Viana lê agora seu relatório sobre o projeto de Código Florestal

Jorge Viana vê ambiente para acordo sobre Código Florestal

Kátia Abreu apoia relatório de Jorge Viana sobre Código Florestal

Relatório de Jorge Viana sobre reforma do Código Florestal deverá ser lido na segunda-feira e votado na quarta