Jorge Viana cita reforma política entre prioridades do Congresso



Ao defender uma agenda de trabalho que vá ao encontro dos anseios do cidadão, nesta terça-feira (5), o senador Jorge Viana (PT-AC) apontou como principais desafios do Senado a reforma política, a reforma tributária e a aprovação do novo Código Penal. Em sua opinião, o Congresso não recuperará sua respeitabilidade sem uma reforma política que assegure regras claras e ponha fim à "judicialização" das eleições.

- Quem quer ganhar eleição no Brasil, se não quiser ter muito sacrifício e se tiver dinheiro, contrata uma boa banca de advogados e é bem capaz de, com pouco voto, vencer a eleição e ocupar espaço nos parlamentos. O voto está em segundo plano - criticou.

Ainda sobre a reforma política, Viana defendeu regras para financiamento de campanhas que garantam igualdade de condições aos candidatos, lamentando que "o bem-estruturado do ponto de vista financeiro" seja beneficiado nas eleições.

O senador também pediu o esforço dos colegas para dar prioridade à reforma do Código Penal, que considera inadequado à realidade presente:

- Temos todo ano contado as vítimas. Foram 52 mil assassinatos no ano de 2012, e certamente, lamentavelmente, esse número crescerá em 2013 se nada for feito.

O parlamentar também criticou o impasse em torno da votação Orçamento, mais uma vez adiada, e ressaltou que, devido às pendências, 2012 ainda "não terminou":

- Todos nós sabemos que o Brasil não tem tempo a perder. A elaboração da peça orçamentária é talvez a mais importante atribuição do Parlamento brasileiro e estamos começando 2013 carregando nas costas a pauta de 2012.

Agradecimentos

Jorge Viana abriu seu discurso agradecendo aos colegas que o elegeram para a 1ª vice-presidência da Casa. Ele também cumprimentou o novo presidente do Senado, Renan Calheiros, de quem disse esperar "determinação" para superar os desafios que o Legislativo enfrenta e recuperar a imagem dos senadores diante da sociedade.

- Todos devem atuar no sentido de o Senado poder bem cumprir sua prerrogativa e atender os interesses da opinião pública do país.


05/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana: reforma política urgente e radical precisa ser feita pelo próprio Congresso

Para Valter Pereira, reforma política deveria ser uma das prioridades do Congresso

Jorge Viana diz que reforma política evitará corrupção nas eleições

Jorge Viana condena corrupção em campanhas e pede reforma política

Jorge Viana comemora inflação baixa e defende reforma política

Jorge Viana destaca reforma do Regimento Comum do Congresso