Jorge Viana elogia anteprojeto do novo Código Penal e lamenta número de homicídios no país



O senador Jorge Viana (PT-AC) elogiou nesta quarta-feira (27) a qualidade do anteprojeto do novo Código Penal. O documento foi entregue ao presidente do Senado, José Sarney, pela Comissão Especial de Juristas que elaborou a proposta.

O parlamentar afirmou que o Brasil tem, atualmente, nada menos que 117 leis penais diferentes, o que ele caracterizou de “legislação dispersa e ineficiente”.

Ao aperfeiçoar e simplificar as normas penais – o Código Penal atual é de 1940 –, o novo Código Penal poderá ajudar a diminuir o “impressionante” número de homicídios cometidos no país, desejou o senador.

Jorge Viana afirmou que o Brasil “vive uma guerra urbana não assumida”. Ele ressaltou que mais de um milhão de pessoas foram assassinadas no Brasil nos últimos 30 anos. Para o senador, esse grande número de homicídios envergonha toda a população brasileira.

- O Brasil tem 3% da população do planeta, mas contabiliza 12% dos assassinatos. Foram mais de 49 mil homicídios apenas em 2010. Temos de por fim a essa matança que acontece em todas as regiões do país – afirmou Jorge Viana ao informar que o anteprojeto do novo Código Penal será enviado por Sarney para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



27/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo Código Penal poderá acabar com impunidade, afirma Jorge Viana

Anibal Diniz elogia relatório de Jorge Viana ao projeto de novo Código Florestal

Anibal Diniz elogia relatório de Jorge Viana para o novo Código Florestal e prevê aprovação pelo Senado

CCJ discute anteprojeto do novo Código de Processo Penal

Comissão de Juristas entrega anteprojeto do novo Código Penal

Senado recebe anteprojeto do novo Código Penal elaborado por juristas