José Jorge diz que atingidos pelas cheias no Nordeste ainda não receberam ajuda federal



O senador José Jorge (PFL-PE) conclamou o governo federal e editar uma medida provisória para socorrer os flagelados das enchentes no Nordeste, afirmando que, "do contrário, o dinheiro nunca chegará até os necessitados". Ele disse que Pernambuco, por exemplo, "não recebeu um tostão até hoje", 60 dias depois das enchentes.

- Todos lemos nos jornais que tantos milhões foram liberados para esse ou aquele estado. Tudo mentira, saiu apenas um decreto autorizando a Caixa Econômica Federal a liberar créditos naquele valor, mas o excesso de burocracia impede que a intenção se efetive - afirmou.

O senador por Pernambuco leu parte do relatório feito por nove deputados federais que visitaram os estados do Nordeste atingidos pelas enchentes. A comissão suprapartidária, disse o senador, "foi unânime em constatar a paralisia do governo federal no enfrentamento de emergências" nos nove estados percorridos. Segundo José Jorge, nem mesmo os saques do seguro-safra, criado para compensar prejuízos dos agricultores com problemas climáticos, foram autorizados.

José Jorge se solidarizou com a população de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul afetadas por um ciclone no último fim de semana, mas alertou que não devem esperar ajuda do governo federal.

- Somente se as autoridades pressionarem pela edição de uma medida provisória, será possível receber alguma verba, do contrário acontecerá o mesmo que ocorreu em relação às enchentes do Nordeste - disse.

Jose Jorge acrescentou que somente 0,11% das verbas previstas no Orçamento de 2004 para Pernambuco foram liberadas, com o primeiro trimestre quase terminado. Segundo afirmou, as verbas orçamentárias liberadas no ano passado chegaram a apenas um terço da média das liberações no mesmo período nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso.



30/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares de Santa Catarina traçam plano de ajuda para atingidos pelas cheias

Cícero Lucena pede ajuda para estados do Nordeste afetados pelas cheias

Mão Santa clama por ajuda federal às regiões do Piauí atingidas pelas cheias

Marco Maciel cobra do governo federal ajuda para estados nordestinos afetados pelas cheias

Estados atingidos pela seca no Nordeste terão ajuda federal de R$ 2,7 bilhões

Defesa Civil repassa 26,5 milhões para atingidos pelas cheias no Amazonas