José Jorge quer elucidação do caso do dossiê



O senador José Jorge (PFL-PE) - candidato a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin - disse, nesta terça-feira (3) em Plenário, que a elucidação do caso da tentativa de compra por emissários petistas de um dossiê contra candidatos do PSDB é fundamental para que seja garantida a lisura do segundo turno da eleição presidencial. Para o senador, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tivesse interesse em descobrir a verdade sobre o assunto, bastaria ter perguntado a auxiliares seus.

-Um dos envolvidos, o Freud Godoy, era seu assessor pessoal e tinha assento em uma sala no Palácio do Planalto. O outro, Jorge Lorenzetti, era usuário habitual da churrasqueira de Lula e ocupava o cargo de analista de risco e mídia da campanha para a sua reeleição - disse José Jorge.

Na avaliação do senador, quando forem descobertos os autores da trama da compra do dossiê, não restarão dúvidas do envolvimento do Partido dos Trabalhadores e do comitê de reeleição de Lula. José Jorge disse não acreditar que o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que teve um assessor envolvido no caso, tenha participação na trama.

Na avaliação de José Jorge, se a compra do dossiê tivesse sido protagonizada pelo comitê de campanha de Mercadante ao governo de São Paulo, a operação teria se desenrolado na capital paulista e sem a participação de assessores do presidente Lula.

- Houve uma tentativa de responsabilizar Mercadante porque a candidatura dele estava aparentemente derrotada, fato que se confirmou depois - comentou o senador.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) elogiou "a coragem e a valentia" de Alckmin, José Jorge e os demais integrantes da coligação PFL-PSDB por não terem desanimado mesmo diante das pesquisas que apontavam a vitória do candidato Lula já no primeiro turno. Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu que o caso do dossiê seja esclarecido ainda esta semana para que a campanha do segundo turno possa ser pautada na discussão das propostas que os candidatos têm para o país.

03/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge diz que Lula traiu companheiros no caso do dossiê

José Jorge quer explicações de advogado sobre caso Francenildo

José Agripino repudia "encenação de Lula" no caso do dossiê

José Jorge: Lula poderia esclarecer, se quisesse, a origem do dinheiro para a compra de dossiê

Agripino quer acionar Ministério Público no caso do dossiê contra FHC

Alvaro Dias quer que governo puna responsáveis por dossiê contra José Serra