José Nery critica impunidade no massacre de Eldorado de Carajás



O senador José Nery (PSOL-PA) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (19), afalta de punição para os policiais militares do Pará que participaram do assassinato de 19 trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás, no dia 17 de abril de 1996. José Nery lembrou que dos 155 policiais acusados apenas dois foram condenados e, mesmo assim, cumprem pena em liberdade.

- Quantos filhos nesse imenso país terão que tombar para que acabe a impunidade? Onze anos é tempo suficiente para que todos os responsáveis tivessem sido julgados e condenados, para que as indenizações devidas tivessem sido pagas, e para que o tratamento médico e psicológico indicado estivesse sendo realizado - disse.

Citando dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que indicam umaumento de 50% no número de assassinatos no campo no Pará entre 2005 e 2006, José Nery considerou a "histórica concentração de terras no Brasil" como responsável pelo altos índices de violência contra trabalhadores sem-terra verificados no país.

José Nery leu os nomes completos dos 19 sem-terra assassinados em Eldorado dos Carajás, para, conforme afirmou, "impedir que o silêncio e a impunidade soterrem suas memórias".

Hidrelétrica de Estreito

No mesmo pronunciamento, o senador pelo Pará registrou a ocupação do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, situada no Rio Tocantins, por mil famílias de agricultores e indígenas em protesto contra a forma autoritária como o consórcio de empreiteiras estaria construindo a barragem sem levar em consideração os direitos dos indígenas da área.

José Nery fez um apelo para que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério das Minas e Energia estabeleçam um processo de negociação com os trabalhadores.

19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Massacre de Eldorado dos Carajás continua impune, diz José Nery

ADEMIR CRITICA DEMORA NO JULGAMENTO DO MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS

Suplicy lembra os 17 anos do massacre de Eldorado dos Carajás

Ademir destaca cinco anos do massacre de Eldorado do Carajás

Ana Júlia cobra punição a responsáveis por massacre em Eldorado dos Carajás

Sibá lembra a passagem dos 11 anos do massacre de Eldorado dos Carajás