Jucá saúda publicação da Lei Orgânica do Ministério Público de RR



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) saudou a publicação atualizada da Lei Orgânica do Ministério Público de Roraima, sancionada em 1994, e ressaltou que, em suas disposições gerais, a lei estabelece que o papel essencial do Ministério Público consiste na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais.

Ainda pela Lei Orgânica, os órgãos de execução do Ministério Público de Roraima estão comprometidos com os deveres previstos na Constituição, que enfatiza a promoção exclusiva da ação penal pública, além do zelo pelo respeito aos poderes públicos, afirmou o senador. De acordo com Jucá, a Lei Orgânica também incorpora a proposição de ação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos do estado e dos municípios.

Para o senador, ao Ministério Público cabe ainda exercer a fiscalização dos estabelecimentos prisionais e dos que abrigam idosos, adolescentes ou portadores de deficiência.

Ao elogiar o atual procurador-geral de Justiça, Fábio Bastos Stica, e o secretário-geral do Ministério Público, Edson Damas da Silveira, o senador congratulou o "excelente trabalho" executado pelo órgão.



04/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá saúda publicação da revista Senatus

Jucá saúda publicação da revista Bioética

Procuradores pedem mudança na Lei Orgânica do Ministério Público

Romero Jucá elogia nova publicação do Ministério da Saúde

Jucá anuncia que irá processar o Ministério Público

Papaléo saúda Embrapa por estímulo à agricultura orgânica