Juvêncio: é preciso moralizar a polícia e investir em segurança pública



O senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) manifestou nesta quarta-feira (30) sua opinião de que a solução para o problema da segurança pública no país não depende de leis. Na avaliação do senador, o que pode ser feito imediatamente para combater a violência é moralizar a polícia e investir em segurança pública.

Segundo Juvêncio, as leis de que o Brasil dispõe são suficientes para a luta contra a criminalidade. Faltam, entretanto, recursos para que os policias sejam melhor remunerados, preparados e equipados:

A solução está no Executivo, na opção de querer fazer. Juvêncio contou que a Polícia Federal no Mato Grosso do Sul não tem, às vezes, dinheiro para pagar sequer a gasolina e as diárias para os agentes que atuam no combate ao tráfico de entorpecentes.

Além dos investimentos no setor de segurança pública, o senador defendeu também "a depuração da polícia", já que, segundo ele, há muita corrupção, sobretudo na Polícia Militar.

Para a mudança do atual quadro de violência, é necessário ainda, na avaliação do senador, que o governo atente para a questão social:

- Seria bom que a área econômica do governo federal tivesse uma sensibilidade maior para investir em educação, saneamento básico, saúde. A população precisa ter melhores condições de vida e a área econômica tem de fazer uma opção política de promover o desenvolvimento, diminuir as desigualdades regionais e de renda. Há uma ausência completa de iniciativas nesse sentido.

Para o senador, quando o governo "joga" sobre o Legislativo responsabilidade pela questão da segurança pública, está "empurrando com a barriga" o assunto, como faz com a reforma tributária.

- Não há a opção de fazer uma boa segurança pública - concluiu.



30/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago diz que é preciso melhorar a segurança pública

Renan diz que é preciso mudar radicalmente a segurança pública

É preciso avaliar a segurança pública antes de propor mudanças, diz representante da PM

Segurança Pública: Polícia já prendeu 164 suspeitos relacionados aos ataques

PMs debatem estrutura da polícia na Comissão Especial de Segurança Pública

Comissão de Segurança Pública volta a discutir mudanças na polícia