Kátia Abreu diz que vai mudar MP dos Portos para prevenir "apagão"



A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) anunciou nesta terça-feira (15) que será a relatora da Medida Provisória (MP) 412/07, baixada pelo governo com o objetivo de estabelecer incentivos fiscais para investimentos em aumento e melhoria dos portos. A parlamentar adiantou já ter elaborado emendas à matéria, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, de modo a estender os incentivos à instalação e aumento dos chamados portos mistos, ou seja, construídos por particulares para utilização privada e pública.

De acordo com a senadora, a MP 412 tem bom conteúdo, mas precisa ser aperfeiçoada. Para tanto, já está em negociações com a Casa Civil, visando, por exemplo, à inclusão dos chamados portos secos no regime do Reporto - sistema tributário criado por MP em 2004 para estimular a realização de investimentos na recuperação, modernização e ampliação dos portos brasileiros.

- Os portos brasileiros vivem um caos. Precisamos evitar a todo custo um "apagão", que já foi previsto até pelo Tribunal de Contas da União - disse Kátia Abreu, referindo-se à decisão do órgão, tomada em 27 de março, de fazer uma auditoria no setor.

Ela explicou que o seu estado tem grande interesse na questão da infra-estrutura portuária por ser um grande exportador de produtos agrícolas e sofrer com o alto custo e a ineficiência das instalações de embarque de mercadorias no sistema de cabotagem. Segundo a senadora, nos últimos nove anos, as exportações brasileiras cresceram muito acima dos investimentos nos portos, que foram de 0,013% do Produto Interno Bruto (PIB), em 1999, e estão atualmente (2007) em 0,014% do PIB.

No caso do álcool, por exemplo, o volume das exportações cresceu 2.270% entre 1997 e 2006. No mesmo período, a venda de carne bovina ao exterior cresceu 950,3%, enquanto a soja em grãos teve um aumento de 199,3%. As importações também cresceram significativamente, tendo a compra de fertilizantes, por exemplo, sofrido elevação de 71,8%.



15/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu defende gestão de portos marítimos e fluviais pela Secretaria Especial dos Portos

Kátia Abreu cobra cumprimento de acordo para licitação de portos privados

Kátia Abreu pede intermediação do líder do governo no Senado para autorização de investimentos privados nos portos

Kátia Abreu: ineficiência dos portos brasileiros prejudica o agronegócio

Kátia Abreu pede mais investimentos nos portos brasileiros

Kátia Abreu critica divisão da gestão de portos marítimos e fluviais