Lançado no Senado o "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica"



A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançaram nesta quarta-feira (26), no Senado, o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica. O trabalho abrange mais de 2.700 municípios em que subsiste um remanescente da cobertura vegetal nativa. No evento, que contou com a presença do líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), os ambientalistas pediram a aprovação imediata do projeto de lei que disciplina o uso e a conservação da Mata Atlântica (PLC 107/03), que tramita no Senado desde dezembro do ano passado, quando foi aprovado pela Câmara por unanimidade, 11 anos depois de sua elaboração.

O Atlas dos Municípios permite a visualização da cobertura vegetal e apresenta o Índice de Preservação da Mata Atlântica (IPMA), capaz de identificar o que cada cidade possui de vegetação nativa da Mata Atlântica. É a primeira vez no Brasil que informações amplas e detalhadas sobre remanescentes de um bioma estarão disponíveis, com acesso livre por meio da Internet, nos portais www.sosmatatlantica.org.br e www.inpe.br.

No Senado Galeria estão em exposição diversos mapas que demonstram o grau de devastação de áreas originalmente ocupadas pela Mata Atlântica.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inpe e SOS Mata Atlântica divulgam Atlas da Mata Atlântica

Senado adia por dois dias votação do projeto sobre Mata Atlântica

Conservação da Mata Atlântica

CCJ analisa proteção da Mata Atlântica

Seminário abordará avanços da Lei da Mata Atlântica

Projeto Mata Atlântica é Aqui chega ao PET