LOBÃO AFIRMA QUE GOVERNO AGIU CERTO AO PROMOVER A PRIVATIZAÇÃO



O governo acertou ao privatizar empresas estatais, avaliou nesta terça-feira (dia 10) o senador Edison Lobão (PFL-MA). Ele disse concordar com a tese de que o Estado não deve participar de atividades que não correspondem a sua destinação política e social.- Mal se fazia receita para manter as empresas estatais crescentemente deficitárias e sucateadas. Portanto, o Estado agiu com grande visão quando retirou-se de um mercado que não lhe cabe - afirmou.

Lobão refutou as críticas quanto à destinação dos recursos das privatizações, mas admitiu preocupar-se com uma possível desnacionalização do parque industrial brasileiro, fruto do processo de desestatização. O parlamentar explicou que a empresa nacional, pagando juros mais elevados do mundo, não tem condições de competir com as similares estrangeiras, que são beneficiadas com juros reduzidos de seus países.

O parlamentar adiantou que deverão ser criados mecanismos para dar maior competitividade aos nossos produtos e estimular a melhoria do parque industrial brasileiro. Segundo ele, há notícias de que empresas estrangeiras instaladas no Brasil preferem comprar insumos no exterior.

Edison Lobão informou que o BNDES já criou um mecanismo de estímulo à compra de produtos brasileiros por empresas estrangeiras, através de financiamento de 100% dos equipamentos que têm tecnologia nacional. "É um primeiro passo, ainda incipiente, mas importante".

10/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo agiu certo para impedir aumento no preço dos combustíveis, diz Walter Pinheiro

Mercadante diz que presidente do Senado agiu certo ao não indicar nomes para a CPI dos Bingos

Lobão diz que governo resistirá ao máximo a promover reajuste da gasolina

Siqueira Campos diz que com a privatização, setor energético de Tocantins está dando certo

Governo quer promover interligação ferroviária entre todas as regiões do País, afirma presidenta

PARA LOBÃO, ECONOMIA ESTÁ NO RUMO CERTO