Lobão destaca atuação dos voluntários em favor das crianças



O papel do voluntariado em favor das crianças brasileiras foi destacado pelo senador Edison Lobão (PFL-MA), em discurso a propósito da comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, no último dia cinco. No pronunciamento, o senador observou que cada vez mais o governo e a sociedade percebem que a tarefa de superar as desigualdades estruturais históricas existentes no Brasil não deve ser apenas da administração pública, mas do conjunto da sociedade em parceria ativa com o governo em todos os níveis.

- Só assim poderemos superar as imensas dificuldades que vêm provocando tanto sofrimento em nossos patrícios mais indefesos e carentes - disse.

Lobão comentou que, das 23 metas assumidas pelo Brasil com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que seriam apresentadas na Sessão Especial sobre a Criança da Assembléia Geral das Nações Unidas, apenas quatro foram atingidas: a redução da incidência de baixo peso no nascimento de crianças, a erradicação da poliomielite, a redução das mortes provocadas pelo sarampo ou associadas a ele e o aumento da cobertura vacinal. Isso, ressalvou o senador, apesar de os investimentos do governo brasileiro na área social terem aumentado substancialmente - de R$ 58,6 bilhões, em 1992, para R$ 129,5 bilhões, em 2000.

O senador lembrou que, em 1990, chefes de Estado de 71 países reuniram-se na ONU para assinar a Declaração Mundial para a Sobrevivência, a Proteção e o Desenvolvimento da Criança. Na ocasião, cada país comprometeu-se a cumprir um plano de metas cujo prazo final foi marcado para setembro de 2001, quando seria realizada a Sessão Especial sobre a Criança. A reunião foi cancelada, devido aos atentados em Nova York

As outras 19 metas assumidas pelo Brasil, continuou o senador, foram apenas parcialmente cumpridas, como a redução das taxas de desnutrição e de mortalidade infantil e materna, a eliminação do tétano neonatal, o acesso universal à água potável e a serviços de saneamento, entre outras.

O senador acrescentou que o ano de 2001 foi designado pela ONU para valorizar a ação voluntária no mundo, "ação que foi capaz de mover o povo brasileiro em apoio aos necessitados". Ele citou levantamento do Unicef segundo o qual cerca de 1 milhão e 600 mil crianças são atendidas por ações voluntárias em mais de 32 mil comunidades no Brasil. Citou também pesquisa feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), dando conta de que 67% das empresas do Sudeste, 55% do Nordeste e 46% do Sul realizam algum tipo de ação em benefício da comunidade.

Lobão deu como exemplos de trabalho voluntário em favor da infância a atuação da Fundação da Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) pelos Direitos da Criança e da Pastoral da Criança, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

20/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO HOMENAGEIA ATUAÇÃO DE POLÍTICOS EM FAVOR DAS RIQUEZAS HISTÓRICAS DE SÃO LUÍS

LOBÃO DESTACA MP EM FAVOR DOS TAXISTAS E DEFICIENTES

Lúcio Alcântara destaca atuação da CNA em favor da agricultura

Lobão destaca ação do governo em favor da amamentação

Presidente da Comissão de Agricultura destaca atuação em favor dos produtores

Edison Lobão destaca iniciativas em favor do meio ambiente